IFMA gradua professores de ciências exatas em Pirapemas

Vinte e quatro professores da educação básica conquistaram a primeira graduação estudando no próprio município

img_2254

Vinte e quatro professores da educação básica de Pirapemas (MA), localizado a 185 km da capital, conquistaram a primeira graduação, estudando no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), na própria cidade. Antes, os moradores precisavam se deslocar para outra cidades para obter um diploma de nível superior.

O município, com pouco mais de 17 mil habitantes, passou a contar, agora com 12 licenciados em Química e 12 licenciados em Matemática. As duas turmas foram iniciadas em março de 2012, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), sob a coordenação do Campus Codó. O Parfor tem como função habilitar professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais mas que não possuem a formação mínima em licenciatura ou lecionam fora da área da graduação.

Para o diretor Wady Júnior, o resultado serve de incentivo para os servidores do IFMA. “Estamos sedimentando a ciência e trilhando o caminho certo para a construção de um mundo melhor”, afirmou. “Empenho e dedicação foram fundamentais para que o Campus Codó rompesse com os seus limites geográficos”, concluiu.

A solenidade inédita no município, foi realizada, em 21 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi prestigiada pela pró reitora de Pesquisa; Natilene Brito, representado o reitor Roberto Brandão, pelo prefeito Iomar Martins, pela coordenadora geral do Parfor, Eliane Pedrosa, pelo diretor geral do Campus Codó, Wady Junior, e pelo diretor de Ensino do campus, Abias da Cruz.

Seminário – Entre os dias 11 e 13 de novembro, o Campus Codó realizou o I Seminário local do Parfor. Com o tema “O Parfor na formação docente: desafios e perspectivas na formação do professor da educação básica” , o seminário proporcionou uma reflexão sobre os valores pedagógicos, teóricos, práticos e metodológicos da prática docente. “Foi um momento para socialização de saberes e conhecimentos, entre a comunidade acadêmica de Codó, envolvendo o ensino para a promoção do desenvolvimento da formação docente”, pontuou Eliane Pedrosa, coordenador geral do programa no âmbito do IFMA. O evento contou com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos orais e em forma de banner, com base na temática do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *