Em entrevista, Dr. Danilo faz balanço de sua gestão a frente HGMN

O Diretor Clínico do Hospital Regional de Matões do Norte Dr. Danilo Everton, que atualmente responde como Diretor Geral do HGMN, recebeu a equipe do Blog Me Informo, oportunidade em que, o gestor fez um balanço de suas atividades a frente da Direção.

Dr. Danilo Everton

O renomado médico esteticista, nutrólogo e cirurgião Danilo Everton Cunha Cavalcante, é natural de São Luís – Maranhão, tem 34 anos, Veja a sua entrevista na integra.

Você está na direção do Hospital Regional de Matões do Norte desde o dia 01 de julho de 2016, quando a então Diretora Dra. Meire Valéria se afastou do cargo. Naquele momento você encontrou um desafio, ou você já tinha enfrentado outra experiência parecida como essa?

Dr. Danilo Everton:  Quando assumi a Direção Geral do Hospital Geral de Matões do Norte – HGMN, eu já era Diretor Clínico. A Dra. Meire Valéria afastou-se da direção em virtude de ter colocado o seu nome a disposição do seu grupo para concorrer a uma eleição, foi ela que proporcionou – me esse voto de confiança, ao me indicar ao Governador para que eu assumisse a Direção Geral. Acredito que pelo fato de estamos juntos desde o início da nova gestão, trabalhamos em conjunto e ela conhece minha competência.

O grande desafio foi dar continuidade ao excelente trabalho iniciado por Dra Meire, uma profissional muito competente, bondosa e carismática.

O que o Hospital Geral de Matões do Norte tem a oferecer à população dos 14 municípios da regional?

Esse hospital é um ganho enorme para a população dos 14 municípios (Pirapemas, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Itapecuru-Mirim, Presidente Vargas, Nina Rodrigues , São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos , Belágua e Vargem Grande).
Temos a estrutura de um hospital particular, no qual raramente faltam materiais.

Nosso hospital tem 31 leitos, sendo 5 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Nossa equipe de profissionais de saúde é composta por : 2 cirurgiões gerais, 1 médico intensivista, 1 médico anestesista , 1 médico ultrassonografista,1 ortopedista de emergência e urgência e mais 3 ortopedistas no ambulatório, 3 assistentes sociais , 5 fisioterapeutas, 2 farmacêuticos, 2 nutricionistas, 5 técnicos de gesso/imobilização, 7 técnicos de raio-x, além da equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Oferecemos os serviços de ultra-som , raio – x e eletrocardiograma com funcionamento 24 h. Contamos com 3 salas cirúrgicas, todas com aparelhos de ventilação mecânica.
Temos ainda, uma ambulância e um carro de apoio.

Oferecemos também um ambulatório de cirurgia geral para a marcação de cirurgias eletivas de segunda a sexta – feira e ambulatório de ortopedia 3 vezes na semana com 60 atendimentos /dia para atendimentos e pós-operatório e consultas em geral.

Cirurgias eletivas realizadas: histerectomias, hernioplastias, ooforectomias, colecistectomias, éxerese de verrugas , sinais e lipomas, etc.

Urgência e emergência: abdome agudo, apendicite, hérnia encarcerada , gravidez ectópica rôta, obstrução intestinal, “baleados”, “esfaqueados”, etc.

Apesar de nosso hospital ser voltado para cirurgia e ortopedia, atendemos os casos clínicos mais graves , em virtude da nossa UCI: acidente vascular cerebral (AVC) , Infarto agudo do miocárdio(IAM), pneumonias graves, asma grave, parada cardiorrespiratória, e etc.

Quantos atendimento e procedimentos cirúrgicos foram realizados durante o ano, até a presente data?

Internações: 1.640; Clinica Cirúrgica: 1.171; Clinica Ortopédica: 322; Consultas ambulatoriais de emergência e enfermagem: 14.871; Ultrassonografia: 4.791; ECG: 553; Raios X: 5.656; Exames laboratoriais: 39.185; Atendimento Serviço Social: 6.528 e Atendimentos fisioterapia: 3.374.

Total Geral: 78.091

A Volta da Ortopedia marcou sua Gestão á frente dessa Direção, o que você tem a dizer sobre essa grande conquista para Matões Do Norte e os 14 municípios pactuados?

Na verdade, essa grande conquista foi devido à uma ação conjunta das forças politicas da região, e sobretudo da da Secretária  de Articulação Política em nome de Geraldo Nascimento e Nando Aguiar, DA CIR, da direção do HGMN e do nosso Secretário de Saúde do Estado, Dr. Carlos Lula.

A volta da ortopedia acabou com a “procissão” de ambulâncias dos 14 municípios da região para os Socorrões de São Luís, o que sobrecarregava esses hospitais e aumentava o sofrimento dos pacientes e familiares, pois tinham que buscar ajuda longe de suas residências e nem sempre o atendimento era rápido.

Diminuiu também os gastos do município com combustível e despesas pessoais dos pacientes e acompanhantes.

Você é um médico bastante conceituado na região, dono de um carisma inigualável,  a rumores que você pretende ser candidato a deputado estadual? Você pensa em entrar na política?

Risos, essa é uma pergunta que ouço com frequência. Muitas pessoas até pedem isso! Eu acho que quando você faz um bom trabalho, atende seus pacientes com carinho e trata com respeito e educação as pessoas que trabalham ao seu redor, o normal é surgir esse tipo de pergunta.

É algo que não penso no momento, pois estou focado na direção do HGMN e no atendimento aos 14 municípios da região.

Faça suas considerações finais, e deixe uma mensagem de final de ano.

Quero agradecer a todos os meus pacientes, colaboradores e população dos 14 municípios pelo carinho e apoio à minha gestão do HGMN. A equipe do Blog Me Informo por essa oportunidade de divulgar nosso trabalho.
Desejo um feliz ano novo e que as realizações alcançadas esse ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas no ano que estar por vir. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, podemos começar agora e fazer um novo final.

Tenho uma frase que vou levar comigo para sempre: “Fazer o bem, sem olhar a quem”. Talvez tudo que tenha alcançado até hoje seja por isso!
A vida é uma corrente de boas ações . Faça o bem, sem esperar nada em troca. A pessoa que recebe a bondade “gratuita” também estará disposta a ajudar outras pessoas e assim construiremos uma corrente do bem e um mundo melhor.

Muito Obrigado!

 

 

 

 

2 pensou em “Em entrevista, Dr. Danilo faz balanço de sua gestão a frente HGMN

  1. D°Danilo se resume em uma pessoa incompatível simples,bondorso,alegria sincero e uma grande médio…. Desejo q cada dia vc seja mais abençoado pois és merecedor de tudo que tens conquista.

  2. 1171 cirurgias, é um número muito pouco para quem tem 3 salas de cirurgias, 2 cirurgioes e um ortopedista de plantal, da um pouco mais de 3 cirurgias dias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *