Americano que atirou em si mesmo recebe transplante de rosto

Andy Sandness atirou no próprio rosto em meio a uma crise de depressão. O doador morreu em tragédia semelhante: atirando em si mesmo, aos 21 anos

Andy Sandness passou por cirurgia de transplante facial após atirar em seu próprio rosto em 2006, devido a uma crise de depressão

O americano Andy Sandness finalmente voltou a ter uma vida normal. Em 2006, aos 21 anos, ele atirou em si mesmo durante uma crise de depressão. Após passar por diversos procedimentos ao longo de dez anos, em junho do ano passado Andy foi submetido a um transplante de rosto na Clínica Mayo em Rochester, nos Estados Unidos e agora tem vida normal. Seu doador, um jovem de 21 anos, morreu em tragédia semelhante: atirou em si mesmo, segundo informações da agência de notícias AP.

Andy atirou no próprio rosto em 2006, aos 21 anos de idade, em meio a uma crise de depressão. Ele se arrependeu na hora e implorou para os médicos não o deixarem morrer. Em consequência do tiro, Sandness ficou sem nariz e mandíbula. A boca estava dilacerada, sobraram apenas dois dentes e ele perdeu parte da visão do olho esquerdo.

Após o incidente, o jovem foi tratado em dois hospitais e, em seguida, transferido para a Clínica Mayo, onde conheceu o cirurgião plástico Samir Mardini, especializado em reconstituição facial. Na época, a equipe de Mardini reconstruiu sua mandíbula com osso, músculo e pele retirados do quadril e da perna. Eles reconectaram os ossos da face com placas de titânio e parafusos.

Após quatro meses e cerca de oito cirurgias, Andy retornou para sua cidade, onde foi acolhido por famílias e amigos.  Mas a adaptação não foi fácil: ele quase não tinha vida social e frequentemente se recolhia no campo para caçar ou pescar.

Fonte: veja.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *