Carnaval: Em artigo, profissional da saúde fala como manter a boa forma

Veja na integra, dicas de alimentação pra quem vai curtir o carnaval sem deixar de cuidar de sua saúde.

Imagem ilustrativa

Estamos as vésperas do maior evento festivo do país, o CARNAVAL, pensando nisso que o Me Informo, através do artigo do nutricionista Sidiel Aguiar, dá algumas dicas de alimentação, que podem ser muito valiosas pra quem vai entrar no circuito de cinco dias de festa ininterruptos.

A primeira dica é respeitar os limites do seu organismo, cada organismo tem suas individualidades, que caso não seja respeitado corre-se riscos de sérios danos a saúde do folião.

HIDRATAÇÃO

Um dos pontos principais, e que é muito abordado, é a hidratação, um organismo desidratado logicamente não possui o mesmo desempenho, a desidratação pode causar fraqueza, tonturas, dores de cabeça, agravamento da ressaca do dia seguinte entre outros malefícios, então com o excesso de transpiração e o efeito diurético do álcool precisa estar atento, a dica é consumir no mínimo de  2 a 3 litros de água por dia, isotônicos são ótimos para a reposição de sais minerais, são ideais na reidratação rápida, água de coco também é uma ótima aliada nesse caso. Intercale o consumo de água com  a bebida alcoólica.

Sucos naturais além de hidratar contem a presença de várias vitaminas, porém não podem substituir uma refeição principalmente refeições “pré – folia”, sucos com a presença de gengibre ajudam a combater as náuseas e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.

ALIMENTOS QUE DEVERÃO SER EVITADOS

Existe alguns alimentos que devem ser evitados para um melhor desempenho do seu organismo. Evite a ingestão de alimentos gordurosos, além de prejudicar a digestão, trazem sensação de peso, estufamento, sonolência, prejudicando a mobilidade do corpo.

Evite temperos industrializados, o alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de liquido e aumentar a pressão arterial. Cuidado com o sal esse período de mais desgaste com o corpo e hidratação comprometida, o ideal é reduzir as quantidades de sal na comida.

Algumas pessoas optam pela pratica arriscada de dietas restritivas, ingerindo apenas frutas ou somente proteínas, essa atitude pode causar desequilíbrios no organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal.

Fique atento, na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria, preste atenção nas condições de higiene e conservação, essa é uma dica principalmente pra quem vai curtir o carnaval em cidades litorâneas.

MANTENHA AS ENERGIAS CARREGADAS

A dica pra quem não quer ficar sem energia, é o consumo de alimentos ricos em carboidratos como: cerais, grão, massas, mas de preferencia integrais.  A importância do consumo desses alimentos se deve pelo aumento do gasto energético do folião, por isso não deixe de repor as energias, sem energia ninguém vai lugar nenhum. Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa, aposte em frutas, leite, pão, tapioca, cereais, queijo e ovos. Fracione as refeições em 5 ou 6 vezes ao dia pra evitar consumir grandes quantidades, não pule refeições ou fique horas sem comer.

SUPLEMENTAÇÃO E ÁLCOOL.

Por último, a dica vai pra quem estar fazendo uso de suplementos alimentares. A maioria dos usuários de suplementos tem a consciência que o uso de suplementos não combinam com consumo de bebida alcoólica, o álcool de forma geral atrapalha o processo de construção muscular, isso porque diminuía síntese de proteínas, inibe os efeitos da insulina e do hormônio de crescimento, além de diminuir a produção de testosterona.

Então a palavra chave pra quem está suplementando e irá consumir bebidas alcoólicas é bom senso, o excesso será prejudicial, então faça sua reflexão, e veja se vale a pena colocar em risco todos os seus esforços pra conseguir seus objeto.

Sidiel Agiar

NUTRICIONISTA DO HOSPITAL GERAL DE MATÕES DO NORTE

CRN16873/P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *