SETRES e Prefeitura de Matões do Norte promovem oficina sobre Economia Solidária

Com o objetivo de potencializar os empreendimentos de Economia Solidária do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Prefeitura Municipal de Matões do Norte, estão realizando desde hoje (24) e amanhã (25), no Auditório da Câmara Municipal de Matões do Norte, uma oficina sobre: Associativismo na perspectiva da economia solidária e do sistema estadual de produção e abastecimento.

O convite foi estendido aos agricultores rurais e comunidade em geral, pois a oficina tem como objetivo repassar os moldes de uma nova gestão econômica, baseada no coletivismo, onde se valoriza o ser humano e o meio ambiente. A meta principal é proporcionar visibilidade à produção coletiva e associada de trabalhadores rurais do município.

Economia Solidária: “É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem”, conceituou Marta Pereira dos Santos, educadora popular pelo coletivo do Estado, responsável pela oficina.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Tem como características a cooperação, autogestão, dimensão econômica e a solidariedade.

Participaram da abertura oficial da oficina, o Secretário de Agricultura do Município, Elias Leitão, o Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura, Jhonata Sousa, o vereador, Ismael do Sindicado, representando o legislativo, os Técnico em Agropecuária, Diniz e Lucas Cantanhede, Assessora Técnica da Coordenadoria da Mulher, Linda Maria, além dos agricultores rurais de diversos povoados, servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal de Matões do Norte.

Com informações da coordenadoria de comunicação do município. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *