As surpresas da Escutec

Nomes como o do secretário Felipe Camarão e do vereador Dr. Gutemberg suplantam ex-pretensas lideranças estaduais na preferência espontânea do eleitorado no estado

Felipe Camarão foi lembrado para o governo

Alguns dados novos surgiram do levantamento Escutec, o primeiro sobre a corrida eleitoral de 2018 publicado pelo jornal O EstadoMaranhão, e que gerou forte repercussão nos meios políticos maranhenses.

Já era de se esperar a liderança da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), até como contraponto ao governador Flávio Dino (PCdoB). Também já se aguardava a presença do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) entre os primeiros colocados da disputa por votos para o governo.

Surpresa mesmo foi a presença de nomes que sequer se anunciaram desejo de disputar cargos eleitorais, como Felipe Camarão e Gutemberg Araújo (PSDB).

Gutemberg fez banner para agradecer eleitor

Felipe Camarão, ora secretário de Educação do governo Flávio Dino, apareceu com 0,1% das citações entre os preferidos do eleitor para o governo, ao lado dos nomes como o senador João Alberto (PMDB), que foi governador.

Para se ter ideia da importância da lembrança de Camarão, nomes como o prefeito de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), que passou quase quatro anos em campanha pelo governo, sequer foram lembrados pelo eleitor.

Outra lembrança surpreendente, esta para a disputa de senador, foi a do vereador Gutemberg Araújo (PSDB), que figurou com os mesos 0,1% dados a João Alberto, que já ocupa o cargo.

A Escutec mostrou, portanto, que o eleitor maranhense ainda tem os nomes gravados para o poder no estado. Mas mostra uma forte necessidade de oxigenação dessas lideranças.

Do Blog Marco Aurélio D’Eça com coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *