Prefeitura de Matões do Norte firma parceria com o SENAR e capacita agricultores

A prefeitura municipal de Matões do Norte em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) tem focado no fortalecimento do empreendedorismo rural, nesta quinta – feira (17), a entidade realizou a aula inaugural do curso de Agricultura Orgânica no povoado Pedras.

A capacitação profissional tem por objetivo implantar a agricultura orgânica nas propriedades dos agricultores familiares de forma sustentável e lucrativa.

O curso prepara os agricultores a fazer insumos como a compostagem, utilizando resto de capina, folhas, resto de frutas, entre outros nutrientes pra fortalecer as plantas e o solo degradado com o passar do tempo, sem utilizar adubação química, sem precisar do calcário e o NPK. O curso ensina também a fazer inseticidas naturais para combater insetos sem fazer uso da química.

A solenidade de abertura do curso ocorreu no próprio povoado Pedras e reuniu agricultores e produtores rurais locais e de povoados vizinhos. Na ocasião, os alunos receberam as primeiras orientações do instrutor do órgão.

O secretário de Meio Ambiente, acompanhou a caravana do SENAR e destacou “Muitos que aqui estão não tem trabalho formal, portanto essa é uma oportunidade de adquirir qualificação profissional para em breve aperfeiçoar as técnicas de produção garantindo melhor resultado na colheita” observou Antônio Luís.

Participaram da abertura do curso o secretário de Agricultura, Elias Leitão, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Luís, a técnica de Agricultura, Paula Coelho, o técnico em Agropecuária do município, Lucas Pinto, engenheiro agrônomo, EricK George e o instrutor do curso SENAR Jonas Maurício, além dos alunos das comunidades presentes.

O curso vai funcionar em três dias com uma carga horária total de 72 horas.

ASSECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *