São Luís: Hospital São Domingos é um dos cem hospitais do mundo a contar com certificação Qmentum

Rubens Covello (E), da Qmentum, e o casal Hélio e Maria Antônia, na comemoração de certificação Diamante

O Hospital São Domingos passou a ser, desde esta quinta-feira (03), um dos cem hospitais do Mundo a ter certificado de acreditação pela canadense Qmentum na categoria Diamante. O certificado foi entregue em solenidade realizada na Federação das Indústrias (Fiema), onde o diretor da empresa certificadora, Rubens José Covello, disse que os levantamentos feitos na instituição para garantir a certificação mostraram que HSD é um hospital com um padrão de qualidade do mais alto nível.

Para mostrar a importância do certificado, Covello frisou que no mundo são apenas cem hospitais com este tipo de reconhecimento e no Brasil cerca de 35, o que dá 0,5% da rede hospitalar privada do país.

O médico Hélio Mendes, fundador do hospital, lembrou que em 1989, quando o São Domingos foi criado, sua estrutura era de apenas 60 leitos e não mais que 60 funcionários, incluindo a equipe médica e o corpo de enfermeiras, mas conta hoje com mais de 600 leitos e uma equipe com especialista de várias áreas.

Segundo Hélio Mendes, um dos maiores investimentos do hospital é sua especialização em Oncologia, o que vai torna-lo uma referência nacional. Ele disse que até o final do ano duas câmaras de aceleradores lineares entrarão em funcionamento, deixando o hospital em condições de fazer todos os procedimentos para tratamento de câncer.

Gláucia discursa sob o olhar atento dos pais, Hélio e Maria Antônia

De acordo com o médico, isto vai aliviar o sofrimento de muitas pessoas, pois quando alguém é acometido de câncer cria uma desestruturação na família, principalmente quando o paciente sai do estado em busca de tratamento em centros mais avançados, pois tem de levar alguém consigo e isto acumula despesas que podem depreciar todo um patrimônio construído ao longo de anos, portanto encontrando aqui condições de tratamento, parte dos problemas desaparece.

Em seu discurso, a diretora médica do hospital, Gláucia Palácio, que é filha do fundador, disse que uma das receitas para o São Domingos ter alcançado a excelência é a filosofia do pai, pois ele sempre diz que “quando se acredita, metade da conquista está garantida”. Gláucia frisou que mais difícil do que conquistar a certificação será mantê-la, por isto fez um apelo à equipe por mais dedicação e aos clientes por mais reclamações e elogios, já que a opinião de quem recorre ao hospital conta muito nas diretrizes para torná-lo sempre melhor.

O diretor administrativo, Glauco Silva, também filho do fundador, lembrou das primeiras experiências para mudar a filosofia gerencial do São Domingos, quando foram dados os primeiros passados para a certificação ISO. A partir dela, os procedimentos mudaram e o HSD foi melhorando mais ainda.

Com Informações do Blog Aquiles Emir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *