Janot pede arquivamento de inquérito sobre Sarney, Renan e Jucá

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito aberto para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney.A investigação foi aberta após a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que apontava suposta tentativa dos peemedebistas de tentar atrapalhar a Lava Jato.

Segundo Janot, o conteúdo das conversas gravadas por Sérgio Machado revelava um plano para “embaraçar” as investigações sobre a corrupção na Petrobras.

O inquérito foi aberto pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, a pedido do próprio Janot. Numa das conversas de Machado com Romero Jucá, o senador sugeria a mudança do governo a fim de viabilizar um pacto para “estancar a sangria” representada pela Lava Jato.

No entanto, em seu despacho, datado de sexta (8), mandando arquivar o inquérito que ele próprio pediu para abrir, Rodrigo Janot reconhece que “de fato, não houve a prática de nenhum ato concreto além da exteriorização do plano delitivo”.

“Assim não há desse falar em tentativa, tendo o iter criminis [sucessão de atos criminosos] parado na fase de cogitação”, despachou Janot.

De O Informante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *