Matões do Norte: SEMED comemora aquisição de materiais pelo PDDE

A secretária municipal de Educação de Matões do Norte, Erlone Mendes e toda sua equipe comemorou hoje (03) a chegada de matérias adquiridos pelos próprios diretores escolares através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. A ação fruto de um longo trabalho de regularização e quebra de uma prática de gestão anterior, onde a compra do PDDE era feita pela secretaria de Educação. O passado ficou para trás, pois a determinação do prefeito Padre Domingos é que este recurso seja administrado pelas escolas junto a comunidade escolar.

ENTENDA O PROGRAMA

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica (e casos específicos) para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, além de reforçar a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais.

Existem ainda as “Ações Agregadas ao PDDE”, transferências financeiras para fins específicos classificadas em três grupos: o Novo Mais Educação, que compreende as atividades de educação integral em jornada ampliada; o PDDE Estrutura, constituído das ações Água na Escola, Escola do Campo, Escola Sustentável e Escola Acessível; e o PDDE Qualidade, composto das ações Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador, Mais Cultura nas Escolas e Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).

A QUEM SE DESTINA?

Em Matões do Norte as Escolas públicas de educação básica da rede municipal. Segundo dados da SEMED de Matões do Norte, cerca de aproximadamente 1.300 alunos serão beneficiados diretamente, já que 11 escolas receberam o benefício.

Secretária Erlone e Jacilde Aragão ladeadas por diretora recebendo materiais.

Segundo a secretária de educação Erlone Mendes, esse recurso é de extrema importância para o município, já que esse recurso ajuda a maioria das escolas a mante-se sobre as condições mínimas, melhorando a infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino. “Esse programa sem sombra de duvidas chega para dar mais dependências às escolas, uma vez que o dinheiro cai direto na conta da escola e os membros da caixa escolar decidem o que vão comprar dentro das reais necessidades” – explicou a secretária de educação.

A SEMED também recebeu um novo micro-ônibus para dar mais conforto e segurança no transporte dos alunos.

ASSECOM de Matões do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *