“Nos satisfaz ver essa rede de apoio à produção crescendo e se consolidando”, diz Flávio Dino na Agritec de Itapecuru Mirim

Governador Flávio Dino durante participada da abertura da 13ª edição da Agritec, em Itapecuru Mirim.

“É uma grande alegria estar aqui em Itapecuru, em mais uma iniciativa de apoio à agricultura familiar. É um investimento que nosso governo faz para que os produtores sintam a presença da gestão no que é mais importante, para que possam desenvolver sua produção. Nos satisfaz ver essa rede de apoio crescendo e se consolidando nesta ação inédita e de sucesso”, disse o governador Flávio Dino durante a abertura da 13ª edição da Feira de Agricultura Familiar (Agritec), em Itapecuru, na manhã nesta quinta-feira (26).

Esta é a primeira Agritec do Território Vale do Itapecuru, que ofereceu aos produtores a oportunidade de comercializar seus itens, participar de capacitações e de receber assistência técnica. “É importante que os segmentos de referência se unam à essa rede de apoio à agricultura familiar. A feira proporciona essa interação e é um espaço de múltiplos objetivos, pioneira e que veio para ficar”, afirmou  Flávio Dino. Na ocasião, o governador também recebeu o título de ‘Cidadão Itapecuruense’, concedido pela Câmara de Vereadores.

Município de Itapecuru Mirim recebe 13ª edição da Agritec.

A Agritec agrega conhecimento e possibilita troca de experiências e tecnologia, avalia o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares. “Na feira estão presentes os segmentos que são referência no setor agropecuário familiar, somando e contribuindo para o avanço e que as coisas aconteçam para construção do Maranhão de todos nós”, pontuou.

A feira reúne produtores familiares, representantes de movimentos sociais, gestão municipal e prossegue até este sábado (28).

Apoio à Produção

A produtora Lúcia Carvalho cultiva batata, macaxeira e feijão biofortificado. As culturas se desenvolveram a partir do apoio em capacitação e assistência técnica disponibilizada pelo Governo. Na feira, ela expôs a produção. “Eu aprendi uma maneira diferente e de maior resultado para minhas culturas, principalmente a de batata. Foi um aprendizado tão proveitoso que adotei a técnica e a produção aumentou e melhorou”, disse.

“Em uma visita dos técnicos uma gama de oportunidades foi oferecida a nós e ajudou muito para nossos empreendimentos. Hoje eu consigo extrair mais do potencial da minha produção”, afirma a produtora Camila Nascimento, que é de Vitória do Mearim e levou seus doces de espécie à feira.

A Agritec tem o objetivo de levar conhecimentos por meio de uma vasta programação com oficinas, minicursos, palestras e seminários.

Os projetos de apoio à produção contribuíram para mudar a vida do interno do sistema penitenciário Raimundo Pereira, 28 anos. Ele participou de várias capacitações e conseguiu reunir parte do que produz para expor no evento. “Eu aprendi a fazer muitos itens nesse projeto e faço rede, objetos de cerâmica, de pesca e de horta. Eu só quero cumprir o que devo e melhorar. Eu já mudei e quero voltar ao convívio social de cabeça erguida”, afirmou.

Outras Ações para Itapecuru

Às famílias produtoras o governador distribuiu dois kits, sendo um com 18 barracas, para produtores de Itapecuru e outro com 10 contemplando comunidades de Belágua. Os kits contêm barracas, jaleco, caixa de isopor e gaiolas para aves. O governador também assinou 25 contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e entregou 28 casas populares, integrando o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Produtores de mandioca foram beneficiados com recursos de mais de R$ 1 milhão em pagamento de fomentos. Um dos contemplados foi Evandro Bezerra dos Santos, da cidade de São Domingos do Maranhão, representando a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Viola – Santo Antônio. “É uma ajuda muito importante para a gente continuar e melhorar ainda mais o que a gente produz. Eu estou muito feliz de ter esse apoio”, garantiu.

Em reforço às atividades de assistência técnica e extensão rural, o governador entregou seis veículos, que além de Itapecuru vão servir Imperatriz, Timon, Zé Doca, Presidente Dutra, São Luís e Pedreiras. Comunidades quilombolas de Itapecuru e Cantanhede foram contempladas com kits de irrigação, integrando o programa Quintais Produtivos. E ainda, kits de material esportivo compostos por redes e bolas de futebol, jogos de uniforme, apitos, cartões vermelhos e cartões amarelos, foram entregues pelo governador para prática de futebol.

Governador Flávio Dino entrega investimentos como Kit Feira, Kit Agricultura Familiar, material esportivo e muito mais na 13º edição da Agritec.

Mais Cidadania

Para garantir serviços de cidadania e assistência social, o governador inaugurou uma unidade do Viva na região. “Essa unidade é de extrema relevância pois vai atender a todos os municípios do Vale Itapecuru, consolidando o projeto de ampliação da rede em todo o Maranhão”, pontuou o diretor do Procon, Duarte Júnior.

A sede tem ampla área, equipamentos novos, climatização, 25 guichês, recepção, coordenação e capacidade para 700 atendimentos por dia. O Viva vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Mais Asfalto

A agenda na cidade finalizou com vistoria às obras do programa Mais Asfalto. A ação do Governo do Estado é promovida em parceria com as prefeituras para recuperação de ruas e avenidas em todo o Estado. Serão 5,6 quilômetros de vias recuperadas em Itapecuru, alcançando um total de 10 ruas. Para as ações o Governo investe R$ 1,5 milhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *