Arari: Baleia é encontrada morta no rio Mearim

Baleia foi encontrada no povoado São Domingos, situado a 8 km da área central do município de Arari.

Baleia estava encalhada há oito dias no povoado São Domingos em Arari

Uma baleia foi encontrada morta no povoado São Domingos, situado a 8 km da área central do município de Arari, a 165 km de São Luís. O caso foi comunicado à Secretaria do Meio Ambiente do Arari e do Maranhão na sexta-feira (26).

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arari, a baleia estaria encalhada havia oito dias no povoado São Domingos, onde o animal foi encontrado.

Pesquisadores do Instituto Amares – Organização não-governamental responsável pelo atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no estado do Maranhão – se dirigiram até o local do encalhe para coleta de dados e amostras da baleia.

A distância percorrida pelo animal dentro da água doce chamou a atenção dos pesquisadores. A distância é de cerca de 200 Km do litoral mais próximo até o local onde a baleia foi achada.

Segundo a bióloga e presidente do Instituto Amares, Nathali Ristau, esse não foi o primeiro evento de encalhe ocorrido na região. Em dezembro de 2015, um boto-cinza (Sotalia guianensis) pego em rede de pesca foi resgatado pela equipe.

O instituto também informou que o animal é um macho jovem que mede 8,20 m de comprimento; e que amostras biológicas foram coletadas para a realização de análise genética para detecção da espécie do animal.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Arari, Joeci Ribeiro, afirmou que vai tentar parcerias para o resgate da ossada da baleia.

Fonte: G1 Ma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *