Especialista da dicas sobre alimentação no carnaval

 

Nutricionista Sidiel Aguiar

O carnaval é sem duvida a época mais animada do ano, a época onde muita gente
aproveita para extravasar e divertir-se intensamente, as vezes até passando um pouco
dos limites do seu próprio corpo. Pensando no bem estar dos nosso leitores e foliões,
daremos algumas dicas de cuidados com a alimentação durante essa maratona que é o
carnaval, para que possa ser evitados problemas que por ventura pudesse atrapalhar
ou até mesmo interromper os dias de folia tão esperados.

Em primeiro lugar evite grandes períodos em jejum , a baixa de glicose no sangue
(hipoglicemia) podem trazer sintomas com dores de cabeça, tonturas , fraqueza e até
desmaios, então a dica é que se faça as 3 principais refeições (desjejum, almoço e
jantar) e intercale lanches menores entre elas ,que sejam lanches mais leves .

Permaneça hidratado. Com a intensa atividade física que aumentam a transpiração
além do efeito diurético do álcool , é normal que se desenvolvam quadros de
desidratação , assim como um veículo não funciona sem combustível , nosso
organismo não funciona sem água , então beba bastante água, Além da água, sucos
naturais (de preferência sem adição de açúcar e adoçantes), isotônicos e água de coco
(de preferência natural em vez da versão industrializada) são excelentes opções para
se hidratar. Também consuma frutas ricas em água como melão, melancia, morango e
folhosos como alface. Beba pelo menos 2 litros de água, em caso de ingestão de
bebida alcoólica, intercale com o consumo de água e jamais beba em jejum.

Evite também os alimentos gordurosos e frituras como são mais difíceis de serem
digeridos podem causar sonolência, estufamento e sensação de peso. Uma outra dica
é não ingerir alimentos de procedência duvidosa de ambulantes sem o mínimo de
higiene ou segurança alimentar, uma infecção intestinal pode acabar com seu carnaval
dependendo da sua intensidade , então é melhor não ariscar.

Faça refeições mais leves, aposte em sanduíches naturais, feitos com pão integral e
carne magra como frango desfiado e atum, além de queijos como cottage, ricota,
minas frescal e requeijão light. Sucos naturais, vitaminas, salada de frutas, oleaginosas,
iogurte, frutas desidratadas, barrinhas de cereal  também são boas opções. Não se
esqueça de lavar as mãos antes de comer e de observar a higiene do local, condições
de armazenamento e limpeza.

Esperamos que todos brinquem e divirtam-se com bastante responsabilidade e que
nossas dicas possam ajudar a evitar surpresas indesejadas que de alguma atrapalhe
esses dias de folia e diversão.

Sidiel Aguiar CRN 16873 nutricionista do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão

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