Entrevista: Secretário de Meio Ambiente de Arame Valmir Vale afirma “Gestão de Jully Meneses trilha o caminho certo”

EM ENTREVISTA, O SECRETÁRIO VALMIR VALE DA PASTA DO MEIO AMBIENTE DE ARAME – MARANHÃO ANALISA O CENÁRIO  POLÍTICO LOCAL E FAZ ALGUMAS REVELAÇÕES SURPREENDENTES.

VALMIR VALE É SECRETÁRIO E REPRESENTANTE POLÍTICO DA REGIÃO SUL DO ESTADO.

O ME INFORMO esteve com exclusividade com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Arame, Valmir Vale, para uma entrevista completa sobre a sua área de atuação, a pasta do Meio Ambiente e outros assuntos pertinentes à administração e ao município de Arame.

Valmir Vale tem 29 anos e é natural de Arame – Maranhão, casado com Edilaine dos Santos Silva Vale, pai de três filhos, Ada Beatriz, Anne Vitória e Vítor Emanuel. De família humilde, criado pela mãe, desde muito Jovem já trabalhava pra ajudar no sustento da família, ganhou espaço na sociedade pela bênção de Deus, carisma e oportunidades.

Valmir Vale também é proprietário da Empresa CREDVALE – correspondente de instituições financeiras, representante político da Convenção dos Ministros da Assembleia de Deus do Sul do Maranhão – COMADESMA. Durante oito anos prestou serviço religioso como pastor congregacional da Igreja Assembleia de Deus em Arame.

Atualmente Valmir Vale, é secretário Municipal de Meio Ambiente e faz parte da equipe de primeiro escalão da prefeita Jully Meneses.

Veja na integra a entrevista completa:

Me Informo: Onde está localizada a sede da Secretaria do Meio Ambiente de Arame?

Secretário Valmir: Estamos localizado na Rua Rio Branco, no prédio do Josemir no primeiro andar, salas 01 e 02 próximo a Praça do Povo – Centro.

Qual está sendo o foco da Secretaria do Meio Ambiente dentro do município?

No momento estamos dialogando com a sociedade civil, desenvolvemos um trabalho de conscientização e de educação ambiental. Estamos em quanto órgão público intensificando a fiscalização que compete à secretaria dentro de sua jurisdição.

O que agora tem que antes não tinha em sua pasta?

Pra ser realista quando eu assumir a secretaria de Meio Ambiente não encontrei praticamente nada, nenhum projeto em execução, apenas uma simples sala onde supostamente funcionava a secretaria, essa sala media aproximadamente 3 metros quadrados, estava coberto de telhas de aranha, além de não possuir estrutura física, a secretaria e em si, estava totalmente desativada, sem atuar em nenhuma área. Ao assumir, solicitei as condições de trabalho e a prefeita prontamente nos atendeu nos concedeu uma estrutura física e nos deu condição de funcionar. Hoje temos uma estrutura física que não envergonha ninguém, temos computadores, funcionamos em um prédio com mais de 3 salas, além de uma equipe técnica de trabalho, entre eles, biólogos, veterinários, engenheiro agrônomo, digitador, auxiliar administrativo, fiscais,  além disso, criamos também o os conselhos de defesa do meio Ambiente, estamos também coordenando o plano municipal de saneamento básico, estamos dando entrada ainda nesse mês no processo de habilitação da secretaria municipal junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, e assim por diante.

 Em Arame tem alguma reserva ambiental, sua pasta tem feio algum trabalho de preservação?

Sim, estamos conscientizando a sociedade quando a importância dessas riquezas naturais. 

Como fica a questão indígena, sua pasta entra nessa área?

Apesar da nossa cidade ser rodeada por uma grande área indígenas a maioria delas estão em cidade vizinha, porém atuamos sim em uma boa parte da área indígena, levando orientações e auxiliando em algum entrave que aparece.

Você como secretário de Meio Ambiente está desenvolvendo um ótimo trabalho em Arame. Você também é líder religioso de uma importante religião do Estado, como você avalia seu futuro? Você vai entrar para a política? 

A política em si, é a arte de ajudar as pessoas, desde ainda muito jovem nessa cidade, nasceu no meu coração o desejo de ser útil ao próximo, principalmente aqueles menos favorecidos que tem seus direitos tirados, mim sinto bem e feliz em poder ajudar e servir as pessoas, hoje já faço isso, agora acredito que  futuramente não sei quando e não tenho data estimada, colocarei meu nome sim para avaliação do povo, se assim for o desejo do nosso grupo, seja lá pro legislativo ou executivo  municipal ou estadual ou até mesmo federal. Porém, o dia de Amanhã pertence a Deus. Uma coisa te afirmo e compartilho com os leitores, tenho uma promessa de Deus de ser levantado na vida pública, recebi recentemente uma promessa de ser levantado nessa cidade, no entanto, os pensamentos de Deus não são os nossos, nem os caminhos de Deus são os nossos caminhos. O futuro pertence a Deus e ele me conduzirá ao caminho certo.

 Qual a sua avaliação com relação à gestão da prefeita Jully Meneses?

A gestão de Jully Meneses está trilhando um caminho de sucesso, os maiores desafios ela já ultrapassou, os grandes dilemas ela venceu e hoje está com a folha de pagamentos em dias, já conseguiu inúmeros benefícios pro município dentre eles; ambulância, viatura da Polícia, pavimentação asfáltica pra dois bairros grandes, melhorou nossas estradas vicinais e tem feito uma gestão transparente. Pra início, está no caminho correto, agora é manter salários em dias, que tenho certeza que isso está no coração dela, investir na infraestrutura mais ainda, e continuar correndo atrás de benefícios pra nossa gente, está ótimo e estamos crendo que dias melhores estão por vir.

E a confiança em seu trabalho parece ser muito positiva, como fica a sua posição para o pleito de 2018, para as eleições estaduais, uma vez que você é representante político de uma entidade que por sinal o presidente dela é pré – candidato a deputado estadual?

Minha posição será á de prezar pelos meus princípios éticos, moral e politico. Em 2014, o presidente da convenção COMADESMA, a qual represento politicamente no município de Arame e região saiu candidato, e eu coordenei a sua campanha, que por sinal foi bem sucedida na época em meio a dezenas de candidato que concorreram aqui no município, Pr. Cavalcante nosso candidato a deputado estadual ocupou o terceiro lugar em números de votos, uma vez que ele já sinalizou o interesse na disputa novamente, defenderemos sua bandeira novamente. Até porque hoje estou no Governo municipal, tanto eu como a instituição  desfruta de uma relação harmoniosa com essa gestão e chegamos a um consenso, inclusive já está conversando e acertado que ficarei livre pra deputado estadual e seguirei firme com a prefeita no projeto de deputado federal e governo do Estado.

O que a população pode esperar de você enquanto secretário e da sua pasta?

O que posso dizer e afirmar é que podem contar comigo, estou a inteira disposição do meu grupo político, da sociedade, apesar de já contarmos com boa estrutura, estamos melhorando ainda mais, e não tenho dúvida que com trabalho, dedicação, e essa atenção especial da nossa prefeita para com essa pasta, estamos satisfazendo os anseios da nossa população Aramense, temos uma equipe de prontidão a serviço de todos.

Deixe suas considerações finais

Quero mais uma vez, dizer a população de Arame que estamos à disposição enquanto secretário com toda estrutura necessária para prestar o apoio e suporte dentro do planejamento arquitetado na gestão da prefeita Jully Meneses. Agradeço ao nosso líder político João Meneses pela confiança, aos colegas secretários, aos vereadores e a nossa prefeita Jully Meneses que tem nos dado uma atenção de extrema relevância para trabalhar em prol de Arame.

Agradeço ao editor de notícias do ME INFORMO que me recebeu para essa entrevista exclusiva, e por divulgar as ações do nosso município e de nossa pasta, pela oportunidade dessa entrevista, estarei a inteira disposição.

Muito Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *