Prefeitura de Cantanhede adere ao Empreendedorismo

Na tarde desta última quinta-feira (26), uma equipe da prefeitura de Cantanhede, comandada pelo secretário de Governo Carlito Amaral participou do Encontro Estadual de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, promovido pelo Sebrae, na cidade de São Luís/MA.

Os técnicos participaram de oficinas sobre políticas de compra para merenda escolar (PAA e PNAE), programa empresa fácil, compras públicas, agente de desenvolvimento econômico e exemplos exitosos.

Participaram do evento, a secretária de Agricultura, Maria José Baima, o secretário adjunto de Governo, Ribamar Launé, o coordenador de Juventude, Sandro Santos, o coordenador de Ciência e Tecnologia, Carlos Prazeres e os servidores, José Limeira Filho (secretaria de Fazenda), Lucilene Paiva (compra local) e a nutricionista do munícipio, Wilka Fernanda Frazão.

O secretário de Governo Carlito Amaral representou o prefeito Ruivo na oficina de soluções e empreendedorismos municipais, proferida pelo prefeito de Paragominas/PA, Paulo Pombo Tocantins. Paragominas é hoje, um dos municípios mais promissores do estado do Pará e de toda região Norte do país.

O munícipio é destaque como polo moveleiro, criação de gado e suínos, plantação de grãos, referência na educação e na saúde e foi por vários anos, premiado com a melhor merenda escolar do Brasil.

O prefeito paraense destacou que a rede atende 25 mil alunos e até o final deste ano, pretende atigir 60 % dos íntens da merenda escolar pelo programa de compra local.

O prefeito também já recebeu prêmios do Sebrae e do Unicef. A oficina também contou com a participação do superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins que destacou como um grande exemplo de parceria bem satisfatória, o trabalho feito em Paragominas. Na oportunidade, o secretário de Governo, Carlito Amaral, em nome do prefeito Ruivo convidou o superintendente do Sebrae para a inauguração da sala do empreendedor de Cantanhede, que deve acontecer até o final do mês de maio. Carlito Amaral também acertou a ida de uma comitiva cantanhedense ao município de Paragominas/PA para conhecer de perto a realidade dos avanços e outra visita aos municípios de Governador Edison Lobão e Porto Franco no Maranhão. O primeiro, trata-se de uma visita a uma indústria de processamento do couro e a segunda, trata-se de uma vista a uma indústria de produção de óleo de soja e ração animal.” Por determinação do prefeito Ruivo estamos o tempo todo, procurando soluções para investimentos em Cantanhede e no momento, destacamos três ideias, que podem resultar em frutos futuros: a questão da soja, pela proximidade da região de Chapadinha, por meio da BR 222, que está 8 km do povoado Cajueiro, a questão do couro, com a possibilidade do funcionamento do matadouro regional e a indústria têxtil. Na próxima semana, por exemplo, aproveitando uma viagem à Fortaleza/CE, para participar ao lado do chefe de Gabinete, Bruno Bezerra e do secretário de infraestrutura, José João Santos de uma reunião com a CFL, pela manhã, sobre o consórcio REFEST e pela tarde, sobre o Projeto Barbados, estaremos também visitando o município de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, para conhecer a realidade sobre a indústria têxtil cearense, que hoje, impulsiona o estado. Fiquei muito contente em saber sobre os avanços de Paragominas, que no passado era conhecida somente como uma região de desmatamento e conflitos agrários, hoje, se destaca como uma nova fronteira econômica, mas isso não se faz da noite para o dia.

Para consolidar todos os avanços apresentados na oficina proferida pelo gestor, Paulo Tocantins é necessário planejamento, audácia, eficiência administrativa e um olhar para o futuro, sem falar na continuidade das ações estratégicas e estrutaurantes inicidas em 1997, e continuadas até agora, ou seja, o grupo político do atual prefeito está no poder pelo sexto mandato consecutivo, o que possibilita, com o aval popular fazer um grande trabalho” (disse o secretário).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *