‘O Palmeiras é o primeiro campeão mundial’, afirma Joseph Blatter

Blatter chega à Rússia para a Copa do Mundo

O jornal Folha de S. Paulo publicou neste domingo uma entrevista com Joseph Blatter, banido do futebol por conta de acusações de corrupção. E um dos assuntos foi o Palmeiras.

Blatter era o presidente da Fifa em 2014 quando o ex-ministro do Esporte (e palmeirense) Aldo Rebelo anunciou ter recebido da entidade a confirmação de que o Palmeiras era o primeiro campeão mundial, por conta da conquista da Copa Rio em 1951.

No site da Fifa, porém, não há menção ao torneio na área que fala dos mundiais de clubes (os chamados “Mundiais Interclubes”, entre os campeões da América do Sul e da Europa, também não aparecem). Em 2017, já sem Blatter no poder, a Fifa se pronunciou e disse que os títulos mundiais antes de 2000 “não são oficiais“. Antes, a entidade havia parabenizado o Palmeiras pelo “primeiro título global“.

– Disse hoje para todas as pessoas que me perguntam há três dias: o Palmeiras é o primeiro campeão mundial dos clubes. Eu posso dizer porque não sou mais presidente da Fifa. Para mim, é Palmeiras – afirmou Blatter, em entrevista à Folha.

Blatter está na Rússia a convite do presidente Vladimir Putin. No fim de 2015, ele foi réu em um processo que apontava uma suposta troca de favores com Michel Platini, ex-jogador francês e, na ocasião, presidente da Uefa. Assim como Platini, Blatter foi suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo comitê de ética da Fifa. A pena, que inicialmente era de oito anos, caiu para seis em 2016.

Taça da Copa Rio 1951 ao lado de camisa usada pelo Palmeiras para celebrar a conquista, com uma estrela vermelha acima do “P” em homenagem ao título

Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *