Matões do Norte realiza seminário pelo dia Internacional da mulher negra

Como forma de valorizar a negritude feminina do município de Matões do Norte, a prefeitura realizou através da Coordenação da Mulher e Igualdade Racial uma ampla programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra comemorado na última quarta – feira (25).

Vale destacar que 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra. Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, realizou-se o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, ocasião em que duas decisões foram tomadas: a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do dia 25 de julho como o Dia da Mulher Afro-latina-americana e Caribenha. A data fortalece o feminismo e visa consolidar a resistência das mulheres negras às opressões de gênero e étnico-raciais nas regiões em que vivem.

O objetivo do encontro realizado pela prefeitura de Matões do Norte é ampliar as organizações que elaboram estratégias para enfrentar o racismo e o sexíssimo, sofrido por mulheres que passam ainda por situações de discriminação de classe social, etnia e religiosidade. No Brasil, a Lei nº 12.987/2014 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O ato foi realizado no Centro Cultural de Múltiplo Uso e contou com apresentações culturais e desfile de duas belíssimas moças, Adryele e Joiciane que subiram ao palco e contagiaram ainda mais a noite daquele dia. Ao fim, foi realizado a entrega de lembranças simbólicas as participantes.

A coordenadora da Mulher Eliane Leite parabenizou as mulheres e agradeceu o apoio maciço da gestão do prefeito padre Domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *