De autoria do deputado Wendell Lages, projeto que concede honraria à cantora Alcione é aprovado

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21), foi aprovado o Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Wendell Lages (PMN), que concede a Medalha Manuel Beckman, maior honraria da Assembleia Legislativa, à cantora e compositora maranhense Alcione Nazareth.

Ao justificar a proposição, o parlamentar se declarou honrado em poder propor a maior honraria que o Legislativo Estadual outorga àquela que, segundo ele, é uma das maiores artistas maranhenses, além de uma grande incentivadora e divulgadora da cultura do Maranhão.

Sobre a homenageada

Alcione Dias Nazareth, carinhosamente conhecida por “Marrom”, nasceu em São Luís do Maranhão no dia 21 de novembro de 1947. É a quarta de nove filhos do casal João Carlos e Felipa. Desde os 9 anos, já tocava em festas de amigos e familiares. Sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai, quando precisou substituir o crooner da orquestra que estava rouco. Na ocasião, cantou as canções “Pombinha Branca” e o fado “Ai, Mouraria”.

Aos 18 anos, formou-se professora primária na Escola do Curso Normal. Lecionou por apenas dois anos, quando foi demitida porque estava ensinado seus alunos a tocar trompete e essa atitude acabou desagradando a direção da escola. Após a demissão, passou a dedicar-se exclusivamente à música. Conseguiu, então, uma vaga em um sorteio e passou a apresentar-se na TV do Maranhão. Além de cantar na TV, também se apresentava em bares e boates de várias cidades.

Ligada ao Carnaval, Alcione foi uma das fundadoras da Escola de Samba Mirim Mangueira do Amanhã, da qual é presidente de honra. Já ganhou 25 Discos de Ouro, 7 de Platina, sendo dois de Platina Duplo, 3 DVDs de Ouro e 1 DVD de Platino, além de se apresentar nos mais prestigiosos palcos do Brasil e do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *