HILTON GONÇALO E FERNANDA CONHECEM A SEDE DA SIDERÚRGICA CHINESA

Na tarde desta última segunda-feira (19) o casal de prefeitos Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo, conheceram a sede nacional da CBSTEEL, situada em São Luís. A gigante chinesa já iniciou o processo de instalação no Maranhão, contrariando os pessimistas de plantão.

Em seguida, o casal de prefeitos e o vice-governador, acompanharam a comitiva chinesa em uma visita ao local onde serão construídos a “cidade inteligente” e a siderúrgica.

A CBSTEEL é um veículo de investimentos que foi montado na China em agosto de 2015 com capital inicial de 50 milhões de yuans (cerca de R$ 27 milhões). Sua estrutura acionária contém uma mineradora, a Shandong Yiyuan Xingguo Mining, e uma siderúrgica, a Taishan Steel, além de dois fundos (um de Pequim). A holding é originada em Shandong, província chinesa onde se situa o porto de Qingdao, o segundo mais importante do país no comércio exterior de mineração e siderurgia.

A criação da CEBSTEEL faz parte do projeto do gigante asiático de investir em capacidade industrial ao redor do mundo. Até 2020, o governo chinês quer investir em 12 setores estratégicos – do aço à infraestrutura de transportes e de energia, por exemplo -, como parte de seu plano quinquenal na área de “cooperação internacional”. No Brasil a empresa se instalou no Maranhão e sua sede está situada em São Luís. Se trata de uma estratégia comercial chinesa, uma vez que o Maranhão se encaixa perfeitamente no mapa econômico chinês.

A empresa chinesa é hoje uma das gigantes do ramo siderúrgico mundial e já tem sede própria em São Luís. Ao que tudo indica, a CBSTEEL deve garantir cerca de 10 mil empregos diretos a trabalhadores maranhenses na primeira etapa como explicou o representante da empresa:

“Agora o projeto seguirá em ritmo acelerado, vamos poder executar de forma rápida para que a construção seja feita e iniciada a operação, pretendemos aproveitar a mão de obra local em todas etapas do projeto com estimativa de cerca de 10 mil vagas de emprego”, afirmou Zhang Shengsheng.

“Vamos lutar para garantir o aproveitamento da mão de obra local. Devemos iniciar junto aos parceiros o preparo dessa mão de obra com cursos profissionalizantes e técnicos para garantir empregabilidade e assim diminuir os índices de desemprego na região e no estado.” Garantiu a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *