Santa Rita: SEMDES presente no Seminário Estadual de Ações Estratégicas do PETI

Representantes da SEMDES de Santa Rita participaram do Seminário Estadual de Ações Estratégicas do PETI em São Luís. O evento aconteceu no Hotel Praia Mar e contou com a participação de representantes de 70 municípios.

SOBRE O PETI (PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL)

É um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência à escola também é exigida.

O Peti atende adolescentes e crianças com idade inferior a 16 anos que estejam trabalhando, exceto aqueles na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. A família pode procurar espontaneamente a gestão do Cadastro Único no município para pedir que seja incluída no Programa. A assistência social do município pode também identificar trabalho infantil na família e encaminhá-la para o programa.

A secretária Adjunta Nayara Souza e o coordenador do Bolsa Família, Pedro Colins representaram o município de Santa Rita no evento, e estão trazendo na bagagem um universo de informações e aprendizado que muito em breve serão colocados em prática em Santa Rita através da SEMDES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *