Dados da saúde mostra que Maranhão atinge 90 % de vacinação contra gripe

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram mais de 1,3 milhões de doses aplicadas. Campanha encera nesta sexta-feira (22) em todo o estado.

Campanha de vacinação foi realizada em 217 municípios do Maranhão

O Maranhão atingiu até essa quinta-feira (21) mais de 90% de cobertura vacinal em todo o estado, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A campanha de vacinação foi realizada nos 217 municípios e encera nesta sexta-feira (22).

De acordo com a SES, 180 municípios atingiram a meta de vacinação o que corresponde a 82,94% da imunização total. Foram mais de 1,3 milhões de doses da vacina foram aplicadas. Cinco municípios vacinaram acima do público previsto, dentre eles Afonso Cunha com 123,74% de imunização, São Domingos do Maranhão com 114,28%, Brejo de Areia com 114,18% e São Roberto com 113,76%.

A Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 23 de abril e foi direcionada a imunização dos grupos prioritários que é formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoas privadas de liberdade.

A realização da campanha visa reduzir as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A vacina aplicada é a trivalente, protege contra os vírus da influenza A (H1NI), A (H3N2) e B. A SES informou que a partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos municípios do Maranhão, a vacinação também poderá ser estendida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos e os grupos prioritários.

G1 Ma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *