Vereador Dr. Gutemberg Homenageia profissionais da Oncologia maranhense

A oncologia maranhense e o trabalho dedicado de centenas de profissionais que trabalham na área foram destaque, nesta quarta-feira (20), em solenidade ocorrida na Sala Vip da Câmara Municipal de São Luís. A iniciativa do evento foi do vereador e médico Gutemberg Fernandes de Araújo, que contemplou instituições e hospitais públicos e privados. “Essa grande solenidade surgiu da necessidade de fazer justiça a homens e mulheres abnegados que dedicam conhecimento e tempo para cuidar daqueles que padecem desse mal, mas também para servir de alerta para as práticas preventivas”, justificou o parlamentar. “ Esta homenagem é uma forma de parabenizar homens e mulheres que não medem esforços para fazer a diferença na vida dos outros. A Câmara reconhece quem trabalha pela saúde do povo do Maranhão”, afirmou o vereador.

A escolha dos homenageados se deu por indicação dos próprios hospitais que oferecem tratamento oncológico, quais sejam, o Hospital Universitário Presidente Dutra, o Hospital do Câncer do Maranhão, o Hospital São Domingos e o Hospital Aldenora Bello. Diversos vereadores estiveram presentes, além do Secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho e a representante da Secretaria Estadual de Saúde, gestora de Regulação, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde da SES, Marina do Nascimento Sousa.

A sala vip ficou lotada e uma das primeiras a fazer uso da palavra foi dona Enide Dino, viúva de Antonio Jorge Dino, que inaugurou o tratamento oncológico no Maranhão. Ela narrou a trajetória do Hospital Aldenora Bello e os diversos percalços enfrentados no caminho. “Tenho certeza de que nossa missão é cuidar das pessoas”, afirmou, após receber o diploma alusivo à homenagem.

Também foram agraciados com a honraria o Dr. Stênio Roberto de Castro Lima Santos, diretor clínico do Hospital do Câncer do Maranhão; Joyce Lages, Superintendente do Hospital Universitário Presidente Dutra e Hélio Mendes da Silva, diretor geral do Hospital São Domingos. Homenageados também os médicos Osmar Macatrão, Antonio Augusto Ribeiro, Gyl Eanes Barros Silva, João Batista Barreto, Ilva dos Santos Ribeiro, João Santos Garcia, Ronald Coelho José de Ribamar Calixto, Ulcijara Aquino, Klayton Ribeiro e Natalino Salgado Filho. Em suas falas, reconheceram a iniciativa do vereador Dr. Gutemberg Araújo e a singularidade da ocasião.

Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem prestada à Maria Helena Costa, de 63 anos, que está concluindo o tratamento de um câncer no fígado. A escolha da homenageada coube à Dra. Kika Araújo, que integra a equipe do Hospital do Câncer do Maranhão. “Quis escolher alguém que não é médica e nem pesquisadora da área da saúde, mas é uma pessoa que retrata o drama de milhares de outras, enfrentando a doença de forma positiva, com fé em Deus e apoio da família”, justificou.

Após a descrição dos trabalhos realizados no âmbito de cada uma das unidades de saúde que combatem e previnem o câncer no Maranhão por parte de seus representantes, Dr. Gutemberg Araújo aproveitou para lembrar sua iniciativa na área preventiva com o programa de rádio Conexão Saúde, que vai ao ar todos os sábados, das 10h às 11h, na rádio Difusora. “Eu me sinto numa sala de aula virtual com milhares de alunos que tem a possibilidade de saber mais dos temas atuais da saúde e muito mais, a possibilidade de prevenir eventuais problemas”, recomendou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *