Estado e município realiza mais um mutirão do Glaucoma em Matões do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de Matões do Norte, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão realizaram nesta última sexta – feira (30), mais um mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma.

O Programa do Glaucoma, criado pelo Ministério da Saúde (MS), presta atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com equipe formada por oftalmologistas e técnicos de enfermagem. Em Matões do Norte a acão foi realizado de forma satisfatória e atendeu em média mais de 150 pessoas.

Nos atendimentos foram realizados exames, como a campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente; a tonometria, processo de medição da pressão interna do globo ocular; e fundoscopia, exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central. Todos os exames necessários são feitos para que o oftalmologista tenha o diagnóstico preciso do glaucoma.

A secretaria municipal de saúde avaliou como de fundamental importância mais esse mutirão no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *