Realizada a tradicional Festa do Tambor de Crioula em Cantanhede

A abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país.

Em Cantanhede a data não passou em branco, pois a Associação Beneficente Antônio Lopes da Cunha com o apoio incondicional do ex – prefeito José Martinho, organizaram um evento que relembrou a data ao som de muita dança e tambores.

Ha cerca de 20 anos é realizada a tradicional Festa do Tambor de Crioula na virada de 12 para 13 de maio. A festa é sempre muito bem prestigiada por descendestes de famílias de escravos do município de Cantanhede e toda região, além do público que acompanha uma tradição secular.

Vale destacar que foi na gestão do ex – Prefeito Zé Martinho que o mesmo assinou o decreto, sancionando a lei que torna o tambor de crioula Patrimônio Cultural e Imaterial do município. Ele esteve presente, acompanhando a festa ao lado de lideranças políticas da cidade e da região e agradeceu a presença de todos que fazem a festa ficar mais alegre e contagiante a cada ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *