Câmara de São Luís é homenageada no 42º Festival Guarnicê de Cinema

O 42º Festival Guarnicê de Cinema foi oficialmente laçando na noite desta sexta-feira (14) no teatro Artur Azevedo, no Centro de São Luís. O evento é organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A exibição do filme Eu Sou Brasileiro, de Alessandro Barros, marcou a noite de abertura. Todos os anos, o festival presta homenagens a personalidades e instituições. A Câmara Municipal foi uma das homenageadas neste ano.

O Guarnicê promove a exibição de filmes de todo o Brasil. Nesta edição, foram 680 inscritos e 98 selecionados. Com o tema “Inovação e Tecnologia no Audiovisual”, o festival apresenta novidades como um aplicativo que vai permitir a participação do público nas votações das mostras competitivas e acessar a programação detalhada.

Joy Brasiline está no 7º período do Curso de Artes Visuais da UFMA e participa pela primeira vez do Festival Guarnicê. O evento tem sido uma experiência única para ela, que trabalha com fotografia e tem o interesse de produzir obras áudios visuais. “Ter esse contato com o áudio visual é uma aprendizagem, porque além de ter produção de amigos e conhecidos, vou poder ver obras de todo o país”, conta.

De acordo com a coordenadora do festival, Fernanda Pinheiro, o Guarnicê de Cinema inova com tecnologia e a Câmara Municipal merece essa homenagem pelo aniversário de 400 anos, pela representatividade e trabalho prestado para população de São Luís. “O festival quer homenagear a Câmara pelo apoio ao desenvolvimento do cinema no Maranhão”, disse.

Segundo a reitora da UFMA, Nair Portela, o Guarnicê já tem uma tradição de prestar homenagens durante o evento. “A Câmara foi escolhida porque comemora 400 anos e com muita e respeito que a recebo aqui para confirmar sua importância para sociedade com a entrega deste troféu” relatou.

Para o vereador Gutemberg Araújo (PRTB), o 42º Guarnicê de Cinema é histórico porque permite que obras daqui e de todos os lugares do Brasil sejam exibidas. “Estou aqui representando a população de São Luís. E é muita honra receber essa homenagem neste momento histórico da Casa do Povo”, relatou.

O jornalista e radialista José Raimundo Rodrigues, o Grupo Equatorial/Cemar e o Banco do Nordeste também receberam troféus de reconhecimento na abertura 42º Festival Guarnicê de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *