Governo garante abertura da Policlínica em Matões do Norte

O Governo do Maranhão vistoriou, nesta segunda-feira (1º), a Policlínica de Matões do Norte. Com a reestruturação da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir da próxima segunda-feira (8) será iniciado o atendimento para a população dos 14 municípios da região de saúde de Itapecuru-Mirim.

Unidade atenderá população dos 14 municípios da região de saúde de Itapecuru-Mirim (Foto: Márcio Sampaio)

Apostamos na reformulação do perfil da unidade de Matões. Com essa proposta, estamos valorizando o potencial que a unidade tem de ser referência para o estado com atendimento resolutivo e humanizado. Através de medidas como essa, a policlínica oferecerá serviços especializados que serão complementares aos disponibilizados em outras unidades de saúde de municípios vizinhos da região”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a vistoria.

Durante a visita à policlínica, a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, explicou como funcionará a triagem dos pacientes referenciados na unidade. “De segunda a sexta-feira serão feitas consultas. Diariamente pelo menos três especialidades estarão realizando atendimento, bem como os exames”, disse.

O diretor administrativo da Policlínica de Matões do Norte, Raimundo Martins Fonseca, destacou que a reestruturação do perfil da unidade representa mais um avanço na área da saúde para região. “Todos os olhos estarão voltados para cá. É uma proposta nova e ousada, e que dependerá da participação de todos os profissionais envolvidos”.

Nós continuaremos atendendo os 14 municípios que fazem parte da Regional de Itapecuru-Mirim, porém com uma maior rede de especialidades. Com o novo perfil, a população está contente e parabenizando o Governo do Estado”, complementou a supervisora administrativa da Policlínica de Matões do Norte, Samia Dutra.

A Policlínica de Matões do Norte funcionará de forma regulada. Com essa medida, o paciente será referenciado por unidade de saúde do município ou do estado. Será realizado atendimento ambulatorial em diversas especialidades. Além disso, a unidade oferecerá endoscopia, raio-X, eletrocardiograma, ultrassonografia e sala de curativos específica para pacientes diabéticos. A policlínica contará, ainda, com profissionais das áreas de psicologia e pediatria.

Equipe da Secretaria de Estado da Saúde durante vistoria da reestruturação da Policlínica de Matões do Norte (Foto: Márcio Sampaio)

É bastante positivo o que teremos de suporte médico com a policlínica. Aqui, nós faremos o acompanhamento do paciente nos serviços de endoscopia, eletrocardiograma e também nos preventivos. Não temos outro serviço igual na região, e isso será de grande valia para os municípios pactuados”, explicou a coordenadora de enfermagem da unidade, Tassia Amorim.

Também participaram da visita à unidade, a subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Rodrigo Lopes; e o diretor administrativo da Policlínica de Matões do Norte, Índio do Brasil Bandeira de Melo.

Travessia

O Travessia, projeto do Governo do Maranhão, oferece condições de mobilidade com segurança e conforto de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, deficientes visuais, idosos, crianças com hidro e microcefalia. Esse público terá a oportunidade de se deslocar para tratamento de saúde na Policlínica de Matões do Norte com o serviço de transporte do Travessia, com dia e hora marcada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *