Arari: Álvaro Jardim volta a defender pagamento integral de servidores e faz sugestões sobre aplicação da ajuda financeira do governo federal para enfrentamento da Covid-19


O pré-candidato a prefeito de Arari, Álvaro Jardim, voltou a defender o pagamento integral dos servidores contratados que prestam serviços ao município. De acordo com Álvaro Jardim, não há motivos para cortes salariais pois “até o momento não houve contingenciamento de repasses dos fundos constitucionais”.

Os municípios estão recebendo ajuda financeira dos governos estadual e federal. Só na semana passada, Arari recebeu de transferência direta para combate ao Covid-19 R$ 88.784,53, recursos complementares que penso serem suficientes para adotar medidas eficientes, por exemplo ampliação dos turnos da guarda municipal, mediante pagamento de hora extra, para atuarem no controle do fluxo de gente nos pontos de aglomeração: Casa lotérica, agência bancária, correspondentes bancários, Centro de Eventos e outros locais onde costumeiramente acontecem aglomerações”, argumentou.

Na postagem, Álvaro Jardim fala da importância do isolamento social e de outras medidas protetivas que são indispensáveis no enfrentamento à Covid-19.

Leia a seguir íntegra da postagem do pré-candidato a prefeito de Arari, Álvaro Jardim.

É com grande preocupação que venho acompanhando os desdobramentos da pandemia do coronavírus. Ressalto a máxima importância de seguirmos as orientações de especialistas e da OMS para manter o isolamento social e evitar aglomerações.

Por aparente contradição, quanto mais exitoso for esse isolamento, mais ele parecerá desnecessário. Portanto, devemos manter o isolamento até a data em que as os cientistas e autoridades recomendam.

É um momento muito difícil em que a maioria do povo trabalhador é quem mais sofre, em consequências desse drama.

Não obstante, às pertinentes medidas já adotadas, faço algumas considerações que penso serem relevantes para atingirmos nosso objetivo de proteger a vida e saúde da população.

Arari, infelizmente, ainda não conta com nenhum leito de UTI nem de tratamento semi-intensivo, recursos indispensáveis em casos graves, para garantir a sobrevivência de pacientes, já que nos casos mais graves os pacientes precisam de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI), ou seja, precisam ser entubados. O município mais próximo que dispõe de leitos de UTI é Santa Inês, com apenas 2 leitos.

Portanto, isso confirma a necessidade de tomarmos todos os cuidados a fim de evitarmos que a doença atinja a nossa população.

Considerando que os municípios estão recebendo ajuda financeira dos governos estadual e federal, só semana passada Arari recebeu de transferência direta para combate ao Covid-19 R$ 88.784,53, recursos complementares que penso serem suficientes para adotar as seguintes medidas:

1) Ampliar turno da guarda municipal mediante pagamento de hora extra para atuarem no controle do fluxo de gente nos pontos de aglomeração, tais como: Casa lotérica, agência bancária, correspondentes bancários, Centro de Eventos e outros.

2) Fazer cadastro de reserva para profissionais de saúde para eventuais substituições de profissionais atingidos pelo vírus. O índice de contaminação destes profissionais, em diversas localidades, é elevadíssimo.

4) Fazer levantamento das famílias mais vulneráveis e adquirir cestas básicas para distribuição sistemática, nos casos de insegurança alimentar.

5) Aquisição e distribuição em massa de Equipamentos de Proteção Individual(EPI), limpeza e higiene, especialmente para os profissionais da saúde; Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias.

6) Intensificar as campanhas educativas, a fim reforçar a importância do isolamento social e das demais medidas protetivas já adotadas.

É de fundamental importância que os servidores contratados recebam integralmente seus vencimentos, pois até o momento não houve contingenciamento de repasses dos fundos constitucionais.

De resto é cada um fazer a sua parte, ficando em casa e não se deixando influenciar por quem faz da desinformação e do ódio um instrumento de disputa política que coloca interesses pessoais acima do conhecimento científico.

Com fé, esperança e trabalho, os efeitos dessa crise serão minimizados no nosso município.

Álvaro Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *