Ainda não conseguimos atravessar esse incêdio, estamos no meio dele’, alerta Dr. Gutemberg durante ‘live’ sobre a pandemia


Um bate papo online com esclarecimentos didáticos e orientações para a população mediante à flexibilização do isolamento social. Assim foi a live do Instituto Florence de Ensino Superior com o médico, professor da Universidade Federal do Maranhão(UFMA) e vereador de São Luís, Dr. Gutemberg Araújo (PSC).

Com a reabertura gradual do comércio, Rua Grande e shoppings lotados, Dr. Gutemberg aproveitou para iniciar o debate virtual fazendo um alerta: ‘ainda não conseguimos atravessar esse incêndio, que é a pandemia do novo coronavírus. Eu lembro a todos que ainda estamos no meio dele’, afirmou.

Dr. Gutemberg destacou que os cientistas já confirmaram que cerca de 80% das pessoas, até mesmo sem sentir nada, podem ser transmissoras do vírus.

Ou seja, não descuide do uso de máscaras, lave sempre bem as mãos, álcool na bolsa, e só saia de casa se for realmente necessário. A disciplina da sociedade é a arma mais poderosa para combater o vírus”, aconselhou.

Durante a live, Dr. Gutemberg esclareceu dúvidas dos alunos e demais internautas. Ao ser perguntado sobre a demora para criar uma vacina contra a Covid-19, ele lembrou que o vírus sofre mutação de um país para outro, fato que dificulta a produção da vacina.

Sobre o uso dos Equipamentos de Proteção (EPI´s), Dr. Gutemberg destacou que enquanto parlamentar tem fiscalizado as ações do poder público na distribuição de EPI´s às Unidades de Saúde.

Além disso, nesse período de pandemia, Dr. Gutemberg elaborou importantes Leis, já aprovadas e publicadas no Diário Oficial, para os profissionais da saúde, tais como: o pagamento de 100% do adicional de insalubridade; pensão especial aos dependentes desses profissionais, por morte da COVID-19; e Lei que autoriza o poder executivo a firmar convênio com os hotéis da capital para a estadia dos profissionais da saúde, durante a pandemia

O Maranhão registra mais de 1.700 servidores da saúde contaminados e 33 já morreram devido à Covid-19. Agora, mais do que nunca, os gestores públicos precisam valorizar esses profissionais. E isso também passa pela materialização das nossas Leis. Na Câmara, também foi aprovado o meu requerimento pedindo reajuste para os servidores da saúde. Peço mais uma vez, o cumprimento de todas essas Leis”, disse Dr. Gutemberg.

Para finalizar o debate virtual, a diretora do Instituto Florence, professora Rita Ivana Barbosa, agradeceu a participação do Dr. Gutemberg e frisou que foram ‘orientações precisas e esclarecimentos cirúrgicos’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *