Vereador Dr. Gutemberg lembra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) lembrou que o dia 12 de junho marca a luta mundial de combate ao Trabalho Infantil. O parlamentar destacou que os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus agravaram a vulnerabilidade socioeconômica de várias famílias, fato que pode aumentar o número de crianças exploradas pelo trabalho infantil.

Os altos índices de desemprego e a retração da economia como um todo podem ampliar o número de crianças trabalhando. E elas vão trabalhar para ajudar na renda familiar. É neste momento que muitos vão se aproveitar para promover diversos tipos de exploração”, disse Dr. Gutemberg.

O vereador pontuou que em São Luís, no ano passado, criou a Lei nº 6.443 para a aplicação de multa e revogação de alvará de funcionamento de estabelecimentos, que promovam exploração de trabalho infantil.

Lugar de criança é na escola. Diga não ao trabalho infantil. Disque 100 para denunciar. A infância é para estudar, brincar e sonhar”, afirma Dr.Gutemberg.

Em 2019, foram mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100. Cerca de 86 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Conforme dados do Governo Federal, mais de 4,2 mil desses registros eram relacionados ao trabalho ilegal de crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.