POLICLÍNICA DE MATÕES DO NORTE OFERECE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM DOENÇA CRÔNICA

Nutricionista Aline Dias

Uma má alimentação é fator de agravamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por isso, a Policlínica de Matões do Norte desenvolveu o Projeto “A importância de uma alimentação saudável”, para reforçar a adoção de bons hábitos alimentares. O trabalho, que teve início em maio, consiste na realização de palestras educativas destinadas a pacientes com as doenças atendidos na unidade.

A proposta é realizar a palestra pelo menos uma vez ao mês para que se possa atender às necessidades dos pacientes com doenças crônicas e que precisam ser orientados e acompanhados. “Esse atendimento permitirá aos pacientes da região que são crônicos serem acompanhados pelo endocrinologista e nutricionista, contribuindo assim para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, garantindo também o controle da doença nos pacientes”, explicou a diretora administrativa da Policlínica, Tássia Amorim.

O vendedor ambulante Sebastião de Oliveira Sousa, de 53 anos, foi uma das dezenas de pessoas que tiveram acesso aos conhecimentos nutricionais. “Sou diabético e hipertenso, fiz tratamento na Policlínica de Matões do Norte com endocrinologista, nutricionista e com enfermeiros que me acompanham e têm me ajudado muito no controle da minha diabetes. Agora, graças aos profissionais, estou bem melhor, com a diabetes controlada e com a cicatrização da ferida em meu pé. Além dos cuidados, também adquiri conhecimentos, hoje inclusive me alimento muito melhor”, comemorou o paciente.

O projeto prevê ainda a criação de uma cozinha experimental, onde os pacientes receberão orientações para o preparo de suas refeições, colaborando com o processo de reeducação alimentar deles e dos familiares. “Os pacientes e seus familiares terão orientações de especialistas de forma teórica e prática, para elaborar as próprias refeições, o que permitirá uma melhor maneira de aprendizado, mais fácil e até com o conhecimento voltado para o aproveitamento de alimentos”, pontuou a nutricionista, Aline Dias.

O projeto integra o ciclo de cuidados que a Policlínica de Matões do Norte tem oferecido aos pacientes crônicos, como os curativos com coberturas especiais em pés diabéticos, realizados por enfermeiros especializados. O trabalho já permitiu várias altas após a cicatrização da ferida.

O nosso objetivo é fazer com que diminuam as internações e amputações de membros desses pacientes crônicos, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas que procuram atendimento na unidade”, ressaltou o enfermeiro do Setor de Curativos da Policlínica, Paulino.

Coordenadora de Enfermagem Aline Barros e a Nutricionista Aline Dias

“O paciente tem um atendimento global, com uma equipe multidisciplinar, para o acolhimento desses pacientes crônicos, e claro, esses cuidados se estendem a toda à população que procura a unidade em busca de auxílio”, reforçou a coordenadora de Enfermagem, Aline Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *