Operação “Falsa Esperança”: PF vê indícios de superfaturamento de EPIs e simulação na compra de respiradores em Bacabeira, Santa Rita e Miranda do Norte

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros – DELECOR/MA, com o apoio da Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 05, a Operação “Falsa Esperança”.

Prefeitos, Hilton Gonçalo (Santa Rita), Fernanda Gonçalo (Bacabeira) e Negão (Miranda do Norte)

O objetivo da ação foi desarticular associação criminosa voltada a fraude em licitações e desvio de recursos públicos federais, que seriam usados no enfrentamento do covid-19, nos municípios de Bacabeira, Santa Rita e Miranda do Norte.

Durante a investigação, foram verificados indícios de superfaturamento de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e de simulação na compra de respiradores pulmonares, que apesar do pagamento antecipado pelas prefeituras dos três municípios, nunca foram efetivamente entregues.

Todas as aquisições foram realizadas com uma única empresa, sediada na cidade de Paço do Lumiar, que nunca havia atuado no ramo médico hospitalar.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de peculato (Art. 312, caput, do CPB), falsidade ideológica (Art. 299, do CPB), fraude em processo licitatório (Art. 90 da Lei nº 8.666/93), superfaturamento na venda de bens (Art. 96, I da Lei nº 8.666/93) e associação criminosa (Art. 288 do CPB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *