Empresas de ônibus pedem afastamento do presidente do SET


Insatisfeito com a atual gestão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), um grupo de empresários do setor está disposto a pedir o afastamento do presidente da entidade, José Gilson Caldas Neto, o Gilsinho. Proprietário da Ratrans, que integra o Consórcio Central, o presidente do SET é alvo de descontentamento da classe por condutas e procedimentos que levantam dúvida quanto à sua capacidade e idoneidade para exercer o cargo.

Gilson Neto assumiu a presidência do SET há cerca de dois anos, na condição de interventor, por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), após uma divergência interna, levada a julgamento da corte trabalhista por um dos sócios devido à falta de consenso sobre a eleição de uma nova diretoria. Como o imbróglio sucessório jamais foi resolvido, ele se mantém no posto desde então, de forma precária, mas já se articula para tentar conquistar um mandato por via eleitoral.

Assembleia geral

Os empresários descontentes com sua gestão, que representam ampla maioria no segmento, decidiram convocar uma assembleia geral extraordinária para o próximo dia 27 (sexta-feira), com primeira convocação para as 9h30 e segunda convocação para as 10h, a fim de votar a proposta de afastamento do presidente e a imediata formação de uma junta governativa.

Apesar de enfrentar resistência de expressiva parcela da categoria à sua permanência como presidente do SET, Gilson Neto não admite abrir mão do cargo, o que pacificaria os ânimos no sindicato. Ao que tudo indica, a polêmica está longe de ter um desfecho.

Investigação

Em janeiro de 2009, Gilsinho foi acusado de envolvimento na compra fraudulenta de créditos de passagens de ônibus e assumiu às autoridades e chegou à admitir à imprensa a sua participação no esquema, que foi investigado pela Polícia Federal, pois tratou-se de crime contra a economia popular.

Do Blog Daniel Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *