Novo Decreto e articulação junto à SES – as medidas de Felipe dos Pneus para evitar colapso na saúde de Santa Inês

Na manhã desta quarta-feira, 24, o Prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos) recebeu a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde. A SES foi provocada pelo prefeito que tem demonstrado preocupação com a crescente no número de casos de Covid-19 no município.

O Prefeito solicitou uma vistoria para ver como o Estado pode ajudar para evitar um colapso no sistema de saúde de Santa Inês. Já que por ser um polo, o município recebe pessoas de toda a região e diante da pandemia o sistema está sobrecarregado. Em menos de 90 dias de gestão, o número de leitos para internação já foi ampliado três vezes. Atualmente há 20 leitos de internação no hospital provisório de Santa Inês, sendo que só havia uma vaga disponível até a manhã desta quarta-feira.

Para se ter uma ideia da sobrecarga no serviço de saúde em Santa Inês, o município registra em média 420 partos por mês. Sendo que pela regulação, municípios que têm direito a 6 partos, por exemplo, estão tendo 50. Diante disso, Felipe dos Pneus tem buscado junto aos órgãos de saúde uma solução.

A equipe do Governo do Estado que esteve em Santa Inês tinha como líder, o Assessor Especial da SES, Dr. Rodrigo Lope. Ele disse que uma medida viável de imediato é dar celeridade no fluxo de atendimento dos pacientes acometidos pelo Covid-19. Outra medida será o aumento no numero de leitos no Hospital Referência que é o Macrorregional.

Já no inicio da tarde, pacientes já estavam sendo transferidos para os leitos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde.

SANTA INÊS SEGUE DECRETO ESTADUAL DE ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, emitido pela Secretaria de Saúde de Santa Inês, no município há 185 casos ativos de covid-19. Sendo 40 pessoas internadas e o restante em isolamento domiciliar. Diante da situação agravante, o Prefeito assinou na tarde desta quarta-feira, Decreto Nº 9, que seguem praticamente as mesmas restrições decretadas pelo Governo do Estado.

Sendo assim, com exceção dos serviços considerados essenciais, o comércio deve fechar nos dias 26, 27 e 28 deste mês.

Veja Decreto na íntegra aqui 

Felipe dos Pneus reiterou que a situação é séria e que cabe a todos fazerem sua parte, e que a Prefeitura de Santa Inês está tomando todas as medidas cabíveis para o enfrentamento dessa doença que tem tirado a vida de muita gente. Porém, é preciso uma ação de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *