Santa Inês comprova mais de 80% de aplicação das doses de vacinas contra a Covid-19

Uma falha no sistema do Ministério da Saúde causou transtornos a alguns municípios maranhenses quanto ao fornecimento de informações da imunização contra a Covid-19. Santa Inês foi um desses municípios atingidos por esta falha. O erro foi detectado após a publicação de Decreto do Governo do Estado em que restringia repasse de novas doses aos municípios com índice de cobertura vacinal abaixo de 60%.

Uma lista com 167 municípios foi divulgada nesta quinta-feira, 4, como inaptos a receber novos lotes das vacinas. A Secretaria de Saúde de Santa Inês questionou a incompatibilidade de informações, já que diariamente os dados são disponibilizados no sistema.

Além de alimentar o sistema com informações reais, semanalmente encaminhamos ao Ministério Público uma lista nominal dos vacinados. Transparência e seriedade são premissas que levamos muito à sério. Afinal, estamos tratando da saúde da nossa gente” – destacou a Secretária, Maria Rita Bacelar.

Durante auditoria realizada durante esta quinta-feira, Santa Inês comprovou mais 80% de cobertura vacinal contra a Covid. Das 2 mil 462 doses recebidas, 2 mil 081 foram administradas. No entanto, por causa de erro no sistema, essas informações não foram repassadas em totalidade. Esse “bug” no sistema do Ministério da Saúde vem causando transtornos desde o inicio da vacinação, em que os municípios repassam dos dados, mas que demoram muito para serem atualizados.

O município chega ao quarto grupo prioritário para receber a vacinação. Após os profissionais de linha de frente da saúde, pacientes em tratamento oncológico com quimioterapia e radioterapia com comprovação médica; portadores de doença renal crônica em tratamento por meio de hemodiálise e idosos com idades acima de 90 anos, agora chegou a vez das pessoas com idade a partir de 80 anos.

A Secretaria disponibilizou número de telefone para que a família dos idosos acamados solicitem a ida da equipe móvel até às casas para fazer a imunização em domicílio. O contato é 98 98578-8095.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *