Dr. Gutemberg e a Lei do Repouso Digno para a Enfermagem

 

Em São Luís, Dr. Gutemberg é autor da Lei do Repouso Digno para a Enfermagem, além da Lei das 30h semanais de trabalho para a classe

A enfermagem é uma das categorias que não parou de trabalhar no combate a pandemia do novo coronavírus, priorizando a saúde da população.  E o resultado da combinação entre o aumento dos plantões e a falta de estrutura adequada, é presenciar com frequência profissionais dormindo no chão e em cadeiras nos hospitais.

Em São Luís, o vice – presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Gutemberg (PSC) é o autor da Lei n° 453/2017, que prevê condições de repouso digno para a categoria.

A Lei do vereador Dr. Gutemberg institui que os hospitais de saúde pública, ofertem aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, as condições adequadas de repouso, durante todo o horário de trabalho.

Além disso, a Lei também solicita que o intervalo para repouso dos profissionais de enfermagem que atuam em estabelecimento de saúde no município de São Luís, será de 01 (uma) hora para profissionais de enfermagem que atuam em período de plantão diurno e noturno, com duração igual ou superior a 12 (doze) horas.

E um ano depois do início oficial da pandemia, os profissionais da enfermagem continuam sendo levados à exaustão. Uma lei como essa, proporciona um ambiente digno para que o profissional possa ter seu  momento de descanso, recuperar as forças para voltar a salvar vidas. Como o prefeito Eduardo Braide coloca a saúde como prioridade, tenho certeza de que ele vai ter um  olhar especial para essa Lei“, afirmou Dr. Gutemberg.

Dr. Gutemberg participa de Ato Público em apoio à classe da enfermagem

Médico e vereador, Dr. Gutemberg é um parlamentar sensível à causa dos profissionais da saúde. Por isso, desde o seu primeiro mandato, ele apoia e luta por esses profissionais com diversas Leis aprovadas.

E para os profissionais da enfermagem, Dr. Gutemberg criou outras leis. Tais como:

– Lei nº 5.863/2014, que estabelece 30h semanais de jornada de trabalho.

– Lei n° 5.093/2009, que cria no município de São Luís a Semana da Enfermagem

– Lei n° 453/2017, que estabelece condições de repouso digno para os profissionais da enfermagem.

Além de outras Lei que ainda tramitam na Câmara Municipal de São Luís. Dr. Gutemberg também defende o reajuste do piso salarial para os profissionais da enfermagem e o PL nacional pelas 30h semanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *