Dr. Gutemberg e Sindicato dos Feirantes levam Projeto ‘Saúde nas Feiras’ para o Mercado do Santa Cruz

Feirantes do Mercado do Santa Cruz, em São Luís, tiveram um dia de cuidados com a saúde.  A ação é fruto do projeto ‘Saúde nas Feiras’ criado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís,  vereador Dr. Gutemberg (PSC), e a presidente do Sindicato dos Feirantes, Ivanilde Sampaio.

A 3ª edição do projeto, neste ano, aconteceu na última sexta- feira (06) e teve o apoio do: Sesc/Senac, Fecomércio, Semus e também dos profissionais de enfermagem e com a colaboração do Posto de Saúde da Radional.

No local, foram oferecidos diversos atendimentos médicos, tais como: aferição de pressão, teste de glicemia, consultas, farmácia básica, teste de covid-19 e vacinação contra o vacinação contra o H1N1, hepatite, febre amarela, tétano e difteria.

Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tabagismo, saúde bucal, também estiveram à disposição da população.

O Projeto Saúde nas Feiras é realizado desde 2012. E a retomada das ações estão sendo possíveis, após o avanço da vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha.

O Mercado do Santa Cruz foi um dos mercados reformados, após a solicitação do vereador Dr. Gutemberg para à Prefeitura de São Luís. Inclusive, em junho do ano passado, o parlamentar esteve presente no mercado para levar pessoalmente a notícia aos feirantes.

A reforma das feiras da capital é uma bandeira que o Dr. Gutemberg sempre defendeu na Câmara Municipal de São Luís. Dr. Gutemberg já ganhou destaque como o vereador que mais destinou emendas para a recuperação das feiras e mercados da capital, foram R$ 2 milhões de emendas.

Mercados e feiras são sinônimos de saúde pública, turismo, geração de emprego e renda. Por isso, sempre defendi a reforma dos nossos mercados. Além disso, esses locais são de grande circulação de pessoas. Uma ótima oportunidade para promover saúde. Com o Projeto ‘Saúde nas Feiras’ estamos colaborando para melhorar os ambientes das feiras livres e a qualidade de vida dos feirantes e consumidores”, afirma Dr. Gutemberg.

A presidente do Sindifeirantes, Ivanilde Sampaio, ressalta a importância da iniciativa para melhorar a qualidade de vida dos feirantes, principalmente, neste momento de pandemia.

Estamos retomando o Saúde nas Feiras e pretendemos estabelecer, junto às instituições parceiras, uma agenda de ações voltada aos feirantes, com atenção para a saúde física e mental destes profissionais que integram o rol das atividades essenciais da nossa cidade”, destaca.

Participaram da ação: Ivanilde Sampaio (Presidente do Sindifeirantes), Nirvana Anchieta (Diretora do Posto de Saúde da Radional), Júlio César (Coordenador de Ações Comunitárias da Semus), Rosângela Durans (Coordenadora Senac), César Carneiro (Médico Semus).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *