Lei do Dr. Gutemberg cria a Semana de Conscientização e Prevenção contra a violência à pessoa Idosa

Em defesa da pessoa idosa, o vereador Dr. Gutemberg (PSC) conseguiu a aprovação de mais uma Lei. Trata- se da Lei n°6.910/2021, que cria a Semana de Conscientização e Prevenção contra a violência à pessoa idosa, a ser realizada na primeira semana do mês de outubro no município de São Luís.

Dr. Gutemberg apresentou dados da Defensoria Pública, apontando que no período de janeiro a junho deste ano foram registrados 399 casos de violência contra idosos na região Metropolitana. Entre as situações mais frequentes estão: negligência, abuso financeiro, psicológico e físico.

As denúncias de violações contra pessoas idosas representam 30% do total de denúncias recebidas pelo Disque 100. Destaco que ainda podemos ter subnotificação, pois com a pandemia os casos aumentaram. Eu lembro que pelo Estatuto do Idoso, é violência qualquer ação ou omissão que cause danos, sofrimento físico e psicológicos para pessoas com mais de 60 anos. E nossa realidade mostra que essas atitudes partem das pessoas que tem o dever de proteger. Elaborei essa Lei como mais um mecanismo de proteção aos nossos idosos, que merecem todo o nosso respeito”, analisou Dr. Gutemberg.

Durante a Semana de Conscientização a Violência à Pessoa Idosa serão realizadas atividades voltadas à comunidade em geral, abrangendo palestras, blitz educativa nas redes de educação, saúde, no trânsito e outras ações. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a questão do envelhecimento ativo e saudável, além da proteção e cuidados com a população idosa.

Vereador amigo do Idoso, Dr. Gutemberg também é autor do Projeto de Lei nº 133/20, para transformar São Luís em uma ‘Cidade Amiga dos Idosos’.

Uma ‘Cidade Amiga do Idoso’ é uma cidade desenhada para todas as idades. São Luís precisa adaptar suas estruturas para serem acessíveis aos idosos, criar estratégias para potencializar os serviços de saúde e executar projetos sociais para manter o idoso ativo. Manter-se ativo previne doenças degenerativas”, afirmou Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *