Dr. Gutemberg, vereador defensor dos animais

Dr.Gutemberg e Deputado Federal Aluísio Mendes unidos pela implantação do Hospital Público Veterinário, em São Luís.

Durante sessão na Câmara Municipal de São Luís, o vice – presidente da Casa Parlamentar, vereador Dr. Gutemberg, destacou a passagem pelo Dia dos Animais, celebrado no dia 04 de outubro – Dia de São Francisco de Assis. Na ocasião, Dr. Gutemberg voltou a lembrar que São Luís vai ganhar um Hospital Público Veterinário.

O objetivo do Hospital é servir à parcela da população que possua animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos de saúde em hospitais veterinários particulares.

O deputado Aluísio Mendes já garantiu à Prefeitura de São Luís, recursos oriundos de emenda parlamentar de sua autoria para a construção do Hospital Público Veterinário. Vamos realizar o sonho de muita gente que assim como eu, luta pela causa animal“, disse Dr. Gutemberg.

A unidade é fruto de reuniões e esforços em conjunto, do vereador Dr. Gutemberg, do deputado federal Aluísio Mendes, prefeito Eduardo Braide, secretário de saúde, Dr. Joel, e as Ong’s que trabalham pela proteção dos animais em São Luís e sempre abraçaram essa luta.

O vereador lembrou ainda que a unidade significa respeito aos direitos dos animais, além de contribuir para a saúde pública, pois o local será um centro de referência para identificação e controle das principais doenças de notificação compulsória, que afetam tanto humanos quanto os animais, como: a raiva, leishmaniose e outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam no país cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados. Como a pandemia ampliou a crise social e econômica, muitos animais adotados foram devolvidos ou voltaram a ser abandonados.

É uma triste realidade. Estamos trabalhando para que o poder público dê mais incentivos para a adoção dos animais”, analisa Dr. Gutemberg.

Parlamentar sensível à causa animal, Dr. Gutemberg, que também é médico, criou em São Luís a Lei nº 6.698/2020, que permite a liberação de animais de estimação para os pacientes internados em hospitais. Isso desde que sejam respeitados os critérios definidos em cada unidade hospitalar, além de observar as regras pela OMS.

O uso de animais na terapia melhora a autoestima de pacientes internados e ajuda no tratamento de doenças. A causa animal é algo que abraço com muito carinho. E a construção do hospital público veterinário significa
bem-estar para toda a nossa sociedade. Será um local que vai acolher os animais de estimação que fazem parte da nossa família”, afirmou Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *