Dr. Gutemberg profere palestra na XIII Jornada de Nutrição da Faculdade Estácio


Pioneiro na implantação de cirurgia bariátrica no Maranhão, o médico cirurgião e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, ministrou palestra durante a XIII Jornada de Nutrição da Faculdade Estácio, na última quinta-feira (25).

Com o tema ‘Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Dr. Gutemberg realçou a importância dos profissionais de nutrição na prevenção e tratamento cirúrgico da obesidade.


Ele também destacou as diferenças entre Cirurgia Bariátrica e Metabólica com suas indicações, vantagens e desvantagens.

Fiquei muito feliz com o convite da coordenadora de Nutrição, Monique Nogueira para participar desse evento. Um evento muito bem organizado e com palestras de qualidade. A obesidade é um mal do século e precisa ser combatida. Os nutricionistas são fundamentais nesse processo. Uma alimentação e hábitos saudáveis, evitam que o paciente chegue a cirurgia. E são os nutricionistas que cuidam de uma alimentação adequada para todos. Além disso, eles são essenciais no pré e pós-operatório da bariátrica, e no acompanhamento desse e outros pacientes”, afirma Dr. Gutemberg.

Médico cirurgião do aparelho digestivo, membro da Academia Maranhense de Medicina, escritor de livros de saúde, Dr. Gutemberg também é professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na Câmara Municipal de São Luís, Dr. Gutemberg criou várias Leis e Projetos para combater a obesidade na cidade. Ele é autor do programa Municipal de Prevenção e Controle de Obesidade em crianças e adolescentes; da Lei que institui a ‘Semana Municipal de Combate à Obesidade Mórbida’; e Lei que desobriga os passageiros obesos de utilizarem as catracas do ônibus que integram o sistema de Transporte coletivo.

Coloquei à disposição o meu trabalho como vereador para atender as questões de interesse dos estudantes e nutricionistas. E também estabeleci uma parceria do serviço de Cirurgia Bariátrica do HU-UFMA  para que os estudantes da Faculdade Estácio possam conhecer o serviço e a equipe multidisciplinar do Hospital Universitário. Parabéns a Faculdade Estácio pela brilhante Jornada de Nutrição”, afirma Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *