Dr. Gutemberg recebe homenagem do Tribunal de Justiça do Maranhão


Em cerimônia pelas festividades de 208 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ MA), o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador, Dr. Gutemberg, recebeu a medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodigues Velozzo, por indicação da desembargadora Dra. Nelma Sarney. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (20) e homenageou personalidades pelos bons serviços prestados à Justiça e à sociedade.

A desembargadora Nelma Sarney ofereceu a honraria ao médico, vereador e professor do Curso de Medicina da UFMA, Dr. Gutemberg, pelos serviços prestados à população maranhense.

Dr. Gutemberg é vereador pelo quinto mandato. Na cena política, é conhecido  como um defensor da Saúde e parlamentar que mantém constante diálogo com as comunidades. Ele costuma afirmar que preza por um mandato das Ruas para a Câmara.

Todas as suas leis, projetos e ações são solicitações da comunidade. São mecanismos que vão desde a qualidade do trabalho à criação de serviços, tais como: o programa de atendimento integral que protege a pessoa com Autismo.

Em meio a várias conquistas obtidas para os profissionais da saúde, destaque para a Lei que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos e atendentes, além de condições dignas para o repouso da classe.

Seu trabalho também alcançou visibilidade nas áreas do esporte, da educação e cultura. São muitas as lutas do vereador, que desempenha ações humanizadas para diferentes públicos.

Aos jovens ludovicenses, por exemplo, elaborou a Lei do Primeiro Emprego. E preocupado com os idosos, criou um projeto de Lei para transformar São Luís em uma Cidade Amiga dos Idosos e, assim, contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

Dr. Gutemberg também é membro da Academia Maranhense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Já publicou vários trabalhos científicos, além de 4 livros, entre eles: Cirurgia da Obesidade; Metodologia Científica; e Desafios na Gestão da Saúde Pública no SUS.

Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e renova meu desejo de seguir fazendo o melhor pela nossa cidade e nossa população. Agradeço à desembargadora Dra. Nelma Sarney, autora da indicação, e ao presidente do TJ, desembargador Lourival Serejo.  Parabéns a todos que fazem o Tribunal de Justiça do Maranhão, que completa 208 anos defendendo os direitos dos maranhenses”, afirmou Dr. Gutemberg.

Vale lembrar que na Câmara Municipal de São Luís, no período mais crítico da pandemia, Dr. Gutemberg elaborou leis e destinou emendas em defesa da população mais vulnerável.

Foram emendas para a manutenção de abrigos sociais, garantia de alimentação aos mais necessitados e outras. Além de leis que também ajudaram a preservar empregos.

Para os profissionais da saúde que dedicaram suas vidas no trabalho, foram aprovadas Leis específicas como: o pagamento de 100% do adicional de insalubridade; e a Lei que concede pensão especial à dependentes de profissionais da saúde, servidores do quadro municipal, que morrerem em razão do combate à pandemia da Covid-19, e outras.

Foram meses de muita angustia. Muitas vidas perdidas, inclusive amigos de profissão. Todos os profissionais que trabalham nos hospitais foram incansáveis nesse combate. Eu também senti na pele as consequências da Covid. Desde os sintomas difíceis, chegando à perda de dois familiares. Toda a minha solidariedade às famílias que assim como eu foram vítimas dessa doença. Continuem com as medidas de segurança, higiene pessoal e tomem as doses da vacina. A vitória contra a pandemia depende de cada um de nós”, finalizou Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *