Rede denuncia deputado Josimar flagrado com maços de dinheiro ao Conselho de Ética


A Rede Sustentabilidade entrou hoje com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). O partido pede que o deputado seja cassado por quebra de decoro.

A representação da Rede foi assinada pelos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato e pela deputada Joênia Wapichana, além da porta-voz nacional do partido, Heloísa Helena.

A ação se baseia na reportagem da revista Crusoé que aponta que o parlamentar é suspeito de corrupção. A revista obteve fotos que seriam de uma investigação da Polícia Federal sobre desvio de dinheiro de infraestrutura e da saúde. Nas imagens, Maranhãozinho aparece com grandes volumes de dinheiro nas mãos.

Na última quarta-feira (1º), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado em quatro municípios do Maranhão. De acordo com investigações da PF, a relação de parentesco e ligações pessoais de Maranhãozinho com prefeitos e secretários municipais fazem parte do modus operandi para desvio de dinheiro.

Ao menos dois inquéritos sigilosos correm no STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar o que é chamado de “feirão das emendas”. A suspeita é de que parlamentares cobram comissão para indicar recursos do Orçamento a uma determinada prefeitura.

Em uma série de vídeos publicados em seu perfil no Instagram, Josimar Maranhãozinho negou qualquer irregularidade: “Todos vocês sabem que eu sou um empresário, mas mesmo assim os nossos adversários usam esse momento para tentar mais uma vez nos agredir, sujar a nossa imagem, a nossa honra de homem sério e trabalhador.”

Ele questionou ainda a obtenção das imagens: “Postaram imagens adquiridas ilegalmente de um inquérito que é sigiloso. Eles estão desesperados porque nós já estamos provando desde o ano passado a origem das nossas propriedades, porque tudo que nós temos é declarado, inclusive esse dinheiro [que aparece nas imagens divulgadas pela Crusoé], que está em espécie de posse do meu escritório, está declarado no meu imposto de renda como todo ano eu declaro meu imposto de renda rigorosamente, pago meus impostos”.

Josimar Maranhãozinho é pré-candidato a governador do Maranhão.

Com Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *