Gestão Braide avança com programa de reforma de escolas em São Luís

O programa Escola Nova, implantado na gestão do prefeito Eduardo Braide, tem mudado o cenário da rede municipal de ensino de São Luís. Mais de 190 unidades de ensino – entre as já entregues ao longo de 2021 e as em obras – estão passando por reformas estruturais para garantir o início das aulas presenciais no dia 22 de fevereiro de 2022, com segurança e a estrutura adequada para receber a comunidade escolar. Em 2020, esses locais estavam com telhados comprometidos, instalações elétricas e hidráulicas danificadas, banheiros sem a mínima condição de uso. Estes e outros problemas encontrados na rede física do sistema municipal de ensino de São Luís comprometiam o ensino-aprendizagem e a segurança de alunos e professores, mas que agora vive uma nova realidade.

O primeiro item do meu programa de Governo na área da Educação é o Programa Escola Nova. Encontramos as escolas da rede municipal impossibilitadas de retomarem às aulas presenciais não só por causa da crise sanitária, mas, sobretudo, pela falta de condições das estruturas físicas. De forma imediata, diagnosticamos todos os problemas e estamos executando as reformas estruturantes necessárias. Por isso, o meu compromisso é garantir uma rede escolar estruturada, moderna, humana, com a qualidade que os alunos e trabalhadores da educação de São Luís tanto esperaram e, que agora, já está se tornando realidade”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.


O programa Escola Nova é executado de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que realiza todas as intervenções necessárias para que as unidades possam receber alunos, professores e demais funcionários, a partir do diagnóstico das escolas que necessitam de obras mais urgentes.

Estamos empreendendo um grande esforço com todo planejamento para que as escolas recebam seus alunos com nova estrutura e condições dignas. Logo em 2021, realizamos vistorias das equipes técnicas das duas secretarias nas escolas, onde foram detectados problemas como a necessidade de retelhamento das edificações em quase toda a rede de ensino. Também verificamos diversos problemas de cobertura e estruturais como trincas e fissuras nas paredes, a necessidade de revisão das redes elétrica e hidrossanitárias, readequação dos banheiros, entre outros problemas”, informou o secretário.

Entre os serviços que vêm sendo realizados nas escolas da rede municipal, estão pintura interna e externa, instalação de calha pluvial, retelhamento, novas instalações elétricas, rodapés de alumínio, recuperação de piso, nova iluminação, novo forro, revisão das esquadrias, troca de janelas e fechaduras, reforma de banheiros, adaptação para acessibilidade por pessoas com deficiência. As escolas também passam por serviços de capina, poda e limpeza, executados pelo Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, ressaltou que a reforma simultânea de dezenas de unidades da rede de ensino faz parte de um amplo planejamento para garantir o retorno seguro às salas de aula. “O retorno presencial é garantido pela Prefeitura, e está sendo feito com todo o cuidado e responsabilidade necessários. Por isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide está trabalhando para garantir que toda a rede tenha as condições estruturais, físicas, pedagógicas e sanitárias adequadas para este retorno seguro. Afinal, não é prudente retomar as aulas presenciais e pouco tempo depois precisar fechar as escolas para reforma”, explica.

Unidades reformadas

Entre as escolas já reinauguradas totalmente reformadas, está a U.E.B. Alberto Pinheiro, no Centro. A unidade, entregue em novembro do ano passado, é uma das maiores e mais tradicionais de São Luís, atendendo a mais de 1.200 alunos do Ensino Fundamental, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também foi reinaugurada, no ano passado, a U.E.B. Governador Jackson Kleper Lago, na Cidade Operária, com capacidade para 600 alunos do 1º ao 9º ano. Outra unidade entregue em 2021, foi a Creche Escola de Tempo Integral Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, que atende 440 alunos dos 2 aos 5 anos, sendo 30 destes com deficiência.

O prefeito Eduardo Braide entregou, ainda, a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa. O novo prédio foi totalmente requalificado para promover a inclusão, acessibilidade e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e o português, como segunda língua.

Na U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves, no bairro São Francisco, por exemplo, as obras estão 80% concluídas. A unidade está passando por reformas nas instalações elétrica e da parte hidráulica, pintura, troca de mobiliário, entre outros serviços. No local, estudam mais de 1.100 alunos. “Fico até emocionada em ver essas obras. Antes, eu trabalhava aqui era no lixo”, disse a diretora Zuila Gomes dos Santos.

Outras intervenções

Em várias escolas foram necessários fazer intervenções mais complexas e até mesmo demolições de estruturas que estavam totalmente comprometidas. Entre as unidades de ensino nestas condições, estava a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins, no bairro Ipase de Baixo. A unidade, que tem capacidade para 150 alunos, foi reinaugurada em maio do ano passado pelo prefeito Eduardo Braide, após a finalização das obras.

Outra escola na mesma situação era a U.E.B. Luís Viana, no bairro Alemanha, a U.E.B. Antônio Lopes, no Centro, e a Escola Casa Familiar Rural, no Quebra Pote, Zona Rural de São Luís.

Escolas em obras – Atualmente, cerca de 80 unidades de ensino estão passando por obras, simultaneamente, graças à frente de trabalho das equipes da Prefeitura. Entre estas unidades, estão as U.E.B.s Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, Bernardinha Spíndola, no Centro, Tancredo Neves, Luís Rego e Nascimento de Moraes, todas no polo Cidade Operária.

Na área Itaqui-Bacanga estão sendo reformadas as U.E.B.s Henrique de La Roque Almeida, Dr. Aquiles Lisboa, Ministro Carlos Madeira, Raimundo Chaves, entre outras. Na Zona Rural, entre as unidades que passam por obras estão as U.E.B.s Meus Amiguinhos, Rosilda Cordeiro, Uruati, Gomes de Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *