Serviço de Cirurgia Bariátrica do HU-UFMA é destaque nacional

Apesar de todos os problemas causados pela pandemia da Covid-19, como a suspensão das cirurgias eletivas e a sobrecarga de atendimentos nas Unidades de saúde, o serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Universitário conseguiu ter uma boa produtividade, sendo destaque nacional.

Coordenado pelo professor Dr. Gutemberg Fernandes de Araújo, o serviço de cirurgia bariátrica do HU-UFMA realizou 69 cirurgias no ano passado. Já no ambulatório foram atendidos 2.951 pacientes. Outro destaque importante é a mortalidade zero.

“Mesmo com todas as dificuldades da pandemia, tivemos uma produção muito positiva. Dessas 69 cirurgias, 38 foram de procedimento sleeve e 31 no procedimento bypass. A maioria das cirurgias foi feita em mulheres. Para o sucesso desse trabalho, destaco aqui o apoio fundamental do reitor da UFMA, o Dr. Natalino Salgado, e da Dra. Joyce Lages, superintendente do hospital. Temos uma equipe muito comprometida, formada pelos cirurgiões: Dr. Gutemberg, Dr. Roberto Cunha, o Dr. Waston Gonçalves, e os demais membros da nossa equipe multidisciplinar. Parabenizo a todos”, afirma Dr. Gutemberg.

Vale lembrar que devido à pandemia, as cirurgias bariátricas no Sistema Único de Saúde (SUS) caíram em 70% em todo o país. Em 2019, foram 12.568 procedimentos; em 2020 foram 3.772; e até julho de 2021 foram registradas 990 cirurgias .

– Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hu-UFMA
Fundado em 2001 pelo médico e professor Dr. Gutemberg, o serviço de cirurgia bariátrica do HU – UFMA é o único no Maranhão credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar esse procedimento.

O serviço de cirurgia bariátrica do Hu- UFMA oferece estrutura e a equipe completa para o acolhimento, consultas e acompanhamento do paciente, durante o pré e pós- operatório.

Formam a equipe multidisciplinar do HU- UFMA: cirurgiões especializados, nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, educador físico e demais especialidades do hospital.

Na área científica, o HU – UFMA também é referência. Foi destaque com apresentação de três trabalhos científicos no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Um deles, o trabalho intitulado ‘Prevalência de Deficiências Nutricionais, após um ano de gastrectomia vertical’ foi premiado durante o Congresso. Além disso, o hospital universitário segue contribuindo com excelência na formação de médicos especialistas em diversas áreas, auxiliando também em seus trabalhos de conclusão de curso.

No HU-UFMA, as cirurgias bariátricas ocorrem por meio da videolaparoscopia, técnica menos invasiva, que utiliza micro câmera para a visualização do estômago e a realização do procedimento.

A cirurgia bariátrica é recomendada à pacientes entre 16 e 65 anos, com índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, considerando aspectos clínicos e psicológicos de cada caso.

“A possibilidade da cirurgia oferece qualidade de vida. O paciente que depende do SUS e que necessita da cirurgia está amparado pelos serviços de referência do Hospital Universitário da UFMA.”, finaliza Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *