“A obesidade é uma doença crônica e triplica as complicações por Covid-19”, alerta Dr. Gutemberg

No Dia Mundial da Obesidade, celebrado na sexta-feira (04 de março), o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador e médico cirurgião, Dr. Gutemberg, aproveitou a data para emitir mais um alerta sobre os riscos de complicações por Covid-19 devido à obesidade.

Dr. Gutemberg citou um estudo brasileiro publicado na revista científica ‘The Lancet’ que apontou para o aumento da mortalidade por Covid-19 em pacientes obesos entre 20 e 39 anos.

“A obesidade é uma doença que aumenta os fatores inflamatórios do corpo e potencializa o agravamento por Covid-19. Indivíduos obesos ou acima do peso têm ainda maior probabilidade de desenvolver câncer. A doença pode ser contornada quando se busca um tratamento e o apoio do profissional adequado para retornar à vida saudável”, afirma Dr. Gutemberg.

O parlamentar lembrou ainda que a obesidade causa várias doenças crônicas: diabetes, colesterol alto, hipertensão ou cardiopatias, doenças respiratórias e outras.

Na Câmara Municipal de São Luís, Dr. Gutemberg criou várias Leis e Projetos para combater a obesidade na cidade. Ele é autor do programa Municipal de Prevenção e Controle de Obesidade em crianças e adolescentes; criou também a Lei que institui a ‘Semana Municipal de Combate à Obesidade Mórbida’; e Lei que desobriga os passageiros obesos de utilizarem as catracas dos ônibus que integram o sistema de Transporte Público.

Além das ações no parlamento municipal, Dr. Gutemberg atua em outras frentes para combater a doença.

Professor do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Gutemberg é o coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Universitário (HU-UFMA).

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o serviço de cirurgia bariátrica do HU- UFMA foi destaque nacional, no ano passado. A equipe multidisciplinar, coordenada pelo Dr. Gutemberg, realizou 69 cirurgias. Já no ambulatório foram atendidos 2.951 pacientes. Outro destaque importante foi a mortalidade zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *