Pesquisa revela onde o eleitor da Grande Ilha busca informação sobre política

Com mais de 34,9% da população ouvinte de rádio, na Grande Ilha, o hábito de mídia do eleitor se estende também para outras plataformas de mídia, com destaque para a TV e Internet, quando o assunto procurado é a política.

É o que aponta o Instituto Data Ilha, em pesquisa de hábitos de mídia realizada nos dias 24 e 25 de março na Ilha de São Luís, envolvendo os municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Foram ouvidas 832 pessoas, a população considerada neste estudo foi de 817.899 eleitores no total.


A Internet tem uma parcela significativa como fonte de informação sobre política, perdendo apenas para a Televisão. São pelo menos 36,5% de preferência do eleitor de buscar informação pelo meio digital, dividindo-se em Sites, blogs e portais de notícias (14,2%), Instagram (12,7%), WhatsApp (5,3%), Facebook (3,7%) e Twitter (0,6%), enquanto a Televisão com 47,2% de preferência do cidadão.

O conteúdo veiculado na Rádio sobre política é multiplataforma, já que todos são transmitidos também pela Internet e o conteúdo é difundido por meio de blogs, portais de notícias e as redes sociais. Mesmo com 34,9% de ouvintes, a música (46,6%) ainda é o principal conteúdo procurado pelo público. O jornalismo, no entanto, é motivo de sintonia para 38,3% dos rádio-ouvintes.


As resenhas políticas no rádio, principalmente na faixa FM, têm o desafio de tornar-se mais conhecidos no público acostumado a ouvir o rádio. Dos ouvintes de rádio, 63,9% não conhecem e nem ouviu falar sobre essas resenhas políticas. Desta forma, é imprescindível a oportunidade que cada programa tem para crescer na audiência desconhecida.


Pelo que aponta a pesquisa, o meio digital, além do próprio veículo, é o caminho mais apropriado para conquistar o ouvinte. A proximidade com o período eleitoral também deve aumentar o interesse do eleitor para consumir o conteúdo político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *