Xeque-Mate dispara em audiência, diz Instituto Data Ilha

Com menos de um ano no ar, o programa Xeque-Mate, da rádio Mais FM, já desponta entre os líderes de audiência entre as resenhas políticas. É o que aponta uma pesquisa de consumo de mídia do Instituto Data Ilha.

De cada 100 pessoas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, 34 têm o hábito de ouvir rádio. São Luís aparece com um maior percentual, 39,1%, enquanto São José de Ribamar tem 28% e Paço do Lumiar demonstra menos interesse com 30,2%.

O jornalismo (33,4%) é o segundo fator mais importante para definir a escolha do ouvinte por uma faixa FM/AM, perde apenas para a música (36,6%).

As resenhas políticas tomaram conta do horário nobre noturno do rádio maranhense. Os programas diários são pautas de conversas da população que repercutem no meio político, jurídico e empresarial.

O Xeque-Mate, apresentado pelos jornalistas Matias Marinho e Pedro de Almeida, aparece empatado tecnicamente em primeiro lugar. Os apresentadores comentaram o resultado da pesquisa.

“O resultado nos alegra e nos motiva a saber que estamos no caminho certo. São apenas 215 edições neste período, de 01 de junho de 2021 para cá”, disse o jornalista Matias Marinho, idealizador do radiofônico.

Já Pedro de Almeida, comemora o resultado. “Para mim que cheguei um pouco depois do início é motivo de satisfação saber que nossa mensagem está chegando no ouvinte interessado em jornalismo político em uma faixa nobre do rádio”.

Entre os ouvintes que conhecem e ouvem os programas do segmento político, o programa Xeque-Mate conta com a preferência de 11,8% dos ouvintes.

O programa Ponto e Continuando, à época na Educadora AM, pontua com 15,3%, enquanto o programa Ponto e Vírgula, da rádio Difusora 94 FM e Rádio 92,3 FM, tem 13,7%.

A audiência é seguida do programa Tá na Pauta, da Nova FM, com 7,5% e em último o programa Questão de Ordem, da Nova FM, com 4,3%.

A Rádio Mais FM continua sendo a mais ouvida da Ilha de São Luís

A Rádio Mais FM também se consolidou como a rádio mais ouvida da Ilha de São Luís, com 20,3% de preferência do ouvinte. Em segundo lugar aparece a Mirante FM (16,9%), Jovem Pan (16,2%), Rádio Difusora FM (15,9%), Esperança FM (10%), Rádio 92,3 (7,6%), Massa FM (6,2%), Nova FM (1%), Educadora FM (1%).


Sobre a pesquisa

Nos dias 24 e 25 de março, o Instituto Data Ilha realizou uma pesquisa de consumo de mídia na região da Grande Ilha, abrangendo os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís. Foram realizadas 832 entrevistas com pessoas com mais de 16 anos, estratificadas por município, bairros, gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda e religião.

A margem de erro é de +/- 3,4% com um nível de confiança de 95%

*À época da realização da pesquisa, o programa Ponto Continuando ainda estava na Educadora AM.h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *