Calvet Filho é finalista do prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE

Rosário está entre, os 14 municípios, finalistas na etapa estadual do XI Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (PSPE) que reconhece as boas práticas de gestores municipais que incentivam políticas públicas voltadas à Economia. Através do projeto “Empreendedoras e Empoderadas”, o município concorre na categoria Compras Governamentais, uma das oitos categorias. Os vencedores serão reconhecidos nesta terça-feira, 03 de maio, durante solenidade a ser realizada às 18h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, auditório Terezinha Jansen – Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.

Focado na construção e na transformação social e financeira para a área rural, o projeto rosariense beneficia, centenas de produtores, integrantes da agricultura familiar e empreendedoras. Neste projeto, são articuladas ações que visam o crescimento das comunidades. Participam diretamente da inciativa junto ao prefeito, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI), Sala do Empreendedor e Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Desde o início da atual gestão, o Prefeito de Rosário, Calvet Filho através de suas secretarias, mudou as estratégias governamentais e priorizou as compras de fornecedores locais, dando prioridades às mulheres, estimulando, assim, as produtoras a fornecerem com maior qualidade. O município comprou com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, em 2022, 57% de produtos dos agricultores familiares, no qual 86% destes fornecedores eram mulheres, ultrapassando o limite mínimo permitido por lei, que é 30 %. O Município vem substituindo gradativamente o biscoito água e sal industrializado por biscoito de polvilho, biscoito de mesocarpo de babaçu, pão caseiro, bolo de macaxeira e bolo de milho, todos produzidos por mulheres em cozinhas comunitárias. Modernizou-se a Feirinha das Mulheres Empreendedoras e Agricultura Familiar, que tem 100% de mulheres comercializando.

Os projetos dos municípios passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Neste ano, as cidades puderam se inscrever nas categorias: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, e Sala do Empreendedor.

Os vencedores das oito categorias serão divulgados no evento e vão representar o Maranhão na etapa nacional que ocorrerá em maio, em Brasília. São eles: Clemilton Barros Araújo (Urbano Santos), Deoclides Antônio Santos Neto Macedo (Porto Franco), Eduardo Salim Braide (São Luís), Enoque Ferreira Mota Neto (Pastos Bons), Edvan Brandão de Farias (Bacabal), Erik Augusto Costa e Silva (Balsas), Erivelton Teixeira Neves (Carolina), Ivo Rezende Aragão (São Mateus do Maranhão), José Nilton Pinheiro Calvet Filho (Rosário), Leoarren Tulio de Sousa Cunha (Estreito), Linielda Nunes Cunha (Matinha), Mercial Lima de Arruda (Grajaú), Valmira Miranda da Silva Barroso (Colinas) e Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles (Anapurus).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *