Maranhão de Reencontros: Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros e Mano Borges abrem prévias do São João 2022

Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros e Mano Borges, nomes consagrados da cultura e da música popular maranhense, foram as primeiras atrações do projeto “Maranhão de Reencontros”, iniciativa do Governo do Maranhão, intermediada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que durante todos os domingos do mês de maio vai reunir programação diversificada no palco da Concha Acústica da Lagoa da Jansen, em São Luís.

De acordo com o secretário de Cultura do Maranhão, Paulo Victor, a ideia é fazer uma prévia do São João 2022 e conclamar as famílias para a primeira grande celebração junina no Estado, após dois anos de severa crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19.

São dois anos de espera e a gente começa a incentivar e fazer uma prévia do nosso São João aqui na Concha da Lagoa. Todos os domingos nós teremos uma programação para a família”, informou o secretário.

Neste domingo (1º), além dos ritmos tradicionais do folclore junino maranhense, o primeiro dia de programação do projeto contou com música eletrônica na abertura e nos intervalos entre os shows.

O cantor e compositor Mano Borges comemorou a oportunidade e acredita que o sucesso da primeiro dia de “Maranhão de Reencontros” é um indicador de que esse será o maior São João da história.

O público foi um show à parte cantando tudo com a gente. E ainda tivemos a participação especial do nosso secretário de Cultura Paulo Victor na percussão. Sinal que teremos o maior São João do Brasil. Que cheguem logo nossos arraiais! Nos vemos em breve”, disse o músico em postagem nas redes sociais.

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, acompanhou de perto o primeiro dia de festa do “Maranhão de Reencontros”.

Depois de uma pandemia, de muito tempo em que não houve essa festividade no Maranhão, a população do Maranhão e de São Luís, especialmente, está sedenta por São João. O governador Brandão, atendendo apelo de brincantes e artistas, dobrou o período de festa e quer fazer o maior São João da história”, frisou o secretário Sebastião Madeira.

Cultura e Renda

Uma estrutura foi especialmente preparada para receber o público na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, incluindo uma praça de alimentação para a oferta de lanches variados.

De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Victor, o objetivo é estimular a cultura e fomentar a economia local. “Assim trabalhamos a cultura e a economia, provando que o evento São João não se trata somente de atrações juninas”, ressaltou.

Empreendedores do programa Mais Renda, estratégia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), venderam seus produtos no primeiro dia de “Maranhão de Reencontros”.

Os beneficiários foram contemplados com equipamentos da área da alimentação. No cardápio, churros, crepes, hot dog e churrasco. A parceria entre Secma e Sedes visa estimular a movimentação econômica e a inserção dos beneficiários do Mais Renda no mercado.

O programa vem ajudando pessoas como o microempreendedor Bartolomeu Maranhão, que há longo tempo está sem emprego formal. Bartolomeu já vinha lucrando com o Mais Renda na porta da própria residência. Com o “Maranhão de Reencontros”, o vendedor de lanches pôde ampliar a clientela.

Eu estou desempregado há bastante tempo. O Mais Renda me deu uma renda bacana na porta de casa. É a segunda vez que estou saindo da porta de casa, lá eu já tenho uma clientela. Agora está chegando o São João e o negócio vai melhorar ainda mais”, afirmou o beneficiário.

Sobre o Mais Renda

O programa Mais Renda surgiu em 2015 como medida socioinclusiva instituída pelo Governo do Maranhão. A iniciativa inclui a doação de equipamentos nas áreas de alimentação, beleza, costura, estética e confeitaria. Além disso, é fornecido auxílio inicial de R$500,00 e encontros, visando a capacitação de trabalhadores autônomos em suas respectivas áreas.

Até o momento, mais de 3.000 pessoas de 74 municípios maranhenses já foram beneficiadas com o Mais Renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *