Prefeito aliado de Weverton recebe R$ 2,5 milhões do Orçamento Secreto para a Saúde, mas hospital só tem 1 médico

Seguindo os passos do irmão, o prefeito de Bernardo do Mearim também mergulhou na farra do Orçamento Secreto. Reportagem da Revista Piauí revela um escândalo envolvendo as verbas secretas de emendas que vieram para cidades com prefeitos aliados de Weverton e Roberto Rocha no Maranhão

Tudo começou com Igarapé Grande, do prefeito Erlânio Xavier, que recebeu R$ 3,9 milhões do Orçamento Secreto para a Saúde, mas esse dinheiro nunca chegou à população. Depois veio Bernardo do Mearim, do prefeito Júnior Xavier, irmão de Erlânio. Tudo em família.

“Bernardo do Mearim aderiu ao esquema de imediato”, diz a reportagem.

A revista conta que, de janeiro a outubro de 2020, a prefeitura tinha registrado 2.240 consultas especializadas. Nos dois últimos meses do ano, porém, já com Júnior Xavier eleito, as consultas dispararam para 235 mil, “atingindo uma média exorbitante de 39 consultas por habitante no ano”. Nem nos países ricos isso existe.

Os registros fantasmas tinham um objetivo claro: “Com isso, a prefeitura ampliou seu teto de gastos para 3 milhões de reais e, no ano seguinte, recebeu o teto. A parte mais significativa – 2,5 milhões – veio do orçamento secreto”.

O dinheiro não foi usado na Saúde, conclui a revista: “A Piauí visitou o hospital municipal. Encontrou apenas um clínico geral. Por volta das 17 horas, a revista se preparava para visitar a Unidade Básica de Saúde quando foi informada de que as atividades já haviam sido encerradas”.

Do Jorge Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *