O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou, nesta sexta-feira (6), estado de emergência no município de Carolina, no Maranhão, atingida por colapso de edificações. A medida, publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 1.749, permite que a prefeitura solicite recursos federais para ações de assistência à população.
Com o reconhecimento, a Defesa Civil Nacional poderá liberar verbas para a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e materiais de limpeza, além do custeio de refeições para equipes de resgate e voluntários. Carolina, localizada a 860 km da capital São Luís, é uma das 34 cidades maranhenses com decretos de emergência ativos – 12 devido à seca, 11 por chuvas intensas, cinco por inundações, quatro por desabamentos e dois por erosão.
Para acessar os recursos, a prefeitura deve enviar um plano de trabalho ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional analisará as demandas antes da liberação dos valores, que serão formalizados em nova portaria.
O governo ainda não divulgou estimativas de danos ou o número de famílias afetadas pelo incidente.